Vídeo Festa dos 130 anos no FC Porto começou com fogo de artifício na Ribeira
O FC Porto assinala esta quinta-feira o seu 130.º aniversário e o programa de festividades será extenso
A festa dos 130 anos do clube começou logo de madrugada, com um espetáculo de fogo de artifício na Ribeira do Porto, organizado pelas claques Super Dragões e Coletivo.
Às 10 horas, Pinto da Costa e restante membros da Direção e da SAD a marcam presença na cerimónia do hastear da bandeira junto à porta 1 do Estádio do Dragão. Um gesto simbólico que se repete a cada ano e que antecede um dia bastante preenchido e que culmina com a realização da entrega dos Dragões de Ouro referente a 2023 numa gala que este ano terá novamente como palco o Coliseu do Porto.
Apesar de a equipa principal viajar esta tarde para estágio em Lisboa, mais concretamente no Hotel Altis, facto que impede qualquer membro do plantel de estar presente na festa, os responsáveis portistas quiseram que a cerimónia anual da entrega de prémios coincidisse com o 130.º aniversário do clube azul e branco.
A lista de premiados só será divulgada durante a cerimónia do Coliseu, mas Ricardo Ares, que conquistou a Liga dos Campeões em hóquei em patins na época passada, será o sucessor de Sérgio Conceição - tetradragonado - como Treinador do Ano. Todas as outras distinções continuam no segredo dos deuses, mas é crível que Taremi, Bola de Prata em 2022/2023, conquiste o seu primeiro Dragão de Ouro como Futebolista do Ano, sucedendo no galardão a Otávio.
Se assim for, o ponta de lança iraniano deverá fazer um vídeo à distância ou pré-gravado com o discurso de agradecimento ao FC Porto. Há igualmente a curiosidade em saber quem sucederá a Diogo Costa como Atleta do Ano, ainda que não tenha de ser obrigatoriamente um jogador de futebol, e a Gonçalo Borges como Atleta Revelação. Sérgio Conceição - três como Treinador do Ano e um como Jogador do Ano - e Fernanda Ribeiro são os recordistas de vencedores do galardão Dragão de Ouro, ambos com quatro estatuetas.
A cerimónia, que terá honras televisivas e exclusivas na FC Porto TV e no Porto Canal, volta a realizar-se numa sala de espectáculos mais emblemática da cidade Invicta, depois de o ano passado o palco ter sido o Dragão Arena, onde curiosamente hoje haverá um importante FC Porto-Barcelona em andebol, um jogo referente à Liga dos Campeões da modalidade. É uma gala que vai premiar as instituições e personalidades que mais se notabilizaram nos últimos meses ao serviço de um emblema que hoje apaga 130 velas.