ANTEVISÃO Feirense-Lourosa: Liga 2 discutida por vizinhos vai conhecer vencedor
Fogaceiros obrigados a reverter a desvantagem (0-1) da primeira mão; Lusitanistas procuram o regresso aos campeonatos profissionais em ano de centenário
Quis o destino que o município de Santa Maria da Feira fosse por estes dias o centro das atenções... da Liga 2. O Feirense recebe este domingo, às 17 horas, o vizinho Lourosa, da Liga 3, e está obrigado a reverter a desvantagem (0-1) da primeira mão para poder continuar a competir nos campeonatos profissionais na próxima temporada. Já o conjunto de Jorge Pinto pretende derrubar a equipa mais representativa do concelho e assegurar, assim, um lugar na Liga 2 em ano de centenário.
A rivalidade, já se percebeu, é grande, até porque os estádios estão separados por pouco mais de oito quilómetros. No confronto direto, o Lourosa lidera com 16 triunfos, três empates e 11 derrotas.
Refira-se ainda que Nuno Almeida, da AF Algarve, é o árbitro escolhido para dirigir a partida.
O Feirense terminou o campeonato no 16.º lugar, com quatro pontos de vantagem sobre a linha de água. Ricardo Sousa foi quem começou a temporada, mas acabou por sair do comando técnico a 3 de abril. Para o seu lugar, entrou o experiente Lito Vidigal, de 54 anos, habituado a salvar equipas da despromoção. No entanto, a missão revelou ser mais complicada: apenas uma vitória nos últimos sete jogos da Liga 2 e os fogaceiros viram-se obrigados a disputar o play-off de permanência.
Numa autêntica final, será um Feirense pressionado, mas com a moral em alta, o que irá receber hoje o Lourosa, no Estádio, Marcolino Castro, que estará cheio – perto da lotação esgotada – de adeptos do emblema azul.
Sistema: 3x4x3
Equipa provável: João Costa; Jorge Pereira, Tony Shimaga e Cláudio Silva; Sérgio Conceição, Washington, Henrique Jocú e Bruno Silva; Dudu, Carnejy Antoine e Olamide Shodipo
Lesionados ou em dúvida: Nada a assinalar
Castigados: Nada a assinalar
Jogador em destaque: Carnejy Antoine
Chegou apenas em janeiro, proveniente do Torreense, e já é o melhor marcador da equipa fogaceira, com 5 golos. A experiência do avançado haitiano, de 32 anos, poderá fazer a diferença. É forte no jogo aéreo, possante a nível físico e não deixa de rematar à baliza sempre que possível.
Lito Vidigal, treinador do Feirense: Não fez a antevisão
Depois de aproveitar o fator casa para ganhar vantagem na eliminatória, o Lourosa, terceiro classficado da fase de apuramento de campeão da Liga 3, chega ao Estádio Marcolino Castro carregado de ambição e sonhos.
Os adeptos reconhecem a importância do momento, que poderá ser histórico e os poucos bilhetes à venda já foram adquiridos.
Sistema: 4x2x3x1
Equipa provável: José Costa, Tiago Mesquita, Dmytro Lytvyn, Marcos Valente e Nandinho; Henrique Martins e Edgar Abreu; , Jefferson Nem, Diogo Rosado e Mika Borges; Goba Zakpa
Lesionados ou em dúvida: Nada a assinalar
Castigados: Nada a assinalar
Jogador em destaque: Jefferson Nem
Marcou o golo do triunfo na primeira mão e realizou uma interessante temporada com 8 golos em 30 jogos. É uma das peças-chave do xadrez de Jorge Pinto e o extremo brasileiro de 28 anos tem a grande oportunidade para fazer história com o Lourosa e, assim, chegar aos campeoantos profissionais desde que chegou a Portugal em 2020/21 para representar o Alverca.
Jorge Pinto, treinador do Lourosa: «Todos sabemos as dificuldades que vamos encontrar, mas todos lutaremos até ao fim!»