FC Porto procura ganhar primeiro jogo de uma fase de grupos na era Sérgio Conceição
Técnico portista não quis desvendar muito sobre o onze que irá apresentar diante do Estoril, mas sempre adiantou que o lateral mexicano pode continuar a figurar entre os titulares
Foto: IMAGO

FC Porto procura ganhar primeiro jogo de uma fase de grupos na era Sérgio Conceição

NACIONAL17.09.202312:25

Três derrotas e dois empates é o saldo dos arranques na prova no reinado do treinador

Motivado pela vitória difícil ante o Estrela da Amadora, o FC Porto já mudou o chip e direciona já todas as suas energias para a estreia na fase de grupos da Champions League esta temporada, uma prova onde os dragões têm pergaminhos e pretendem chegar o mais longe possível, a começar já pela fase a eliminar da competição.

Se o registo do FC Porto sob o comando técnico de Sérgio Conceição tem sido de excelente nível na prova mais mediática disputada a nível de clubes – a exceção foi mesmo a temporada 2019/2020, em que os portistas ficaram pelo play-off aos pés dos russos do Krasnodar --, há um denominador comum em todos os primeiros jogos desta fase da prova na era Sérgio Conceição. O dragão arranca sempre mal, ou seja, nunca conseguiu um triunfo na abertura da competição, uma tradição que procurará contrariar na terça-feira, na Alemanha, quando medir forças com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, adversário que por força da guerra que assola o seu país tem de jogar em casa emprestada durante o conflito armado.

O FC Porto procura agora mudar o rumo da história. Recorde-se que na época passada em Madrid, diante do Atlético, a equipa de Sérgio Conceição realizou um bom jogo, mas quebrou mesmo na reta final do encontro, sofrendo o golo da derrota praticamente no último lance do jogo. Ainda assim, passou em primeiro do grupo, à frente dos belgas do Club Brugge.

Em 2021/2022, o filme repetiu-se na capital espanhola diante dos colchoneros, mas desta feita o resultado foi um nulo, num jogo em que os dragões se queixaram muito da arbitragem. Já em 2020/2021, os azuis e brancos deslocaram-se a Manchester para defrontar o poderoso City e estiveram a ganhar o 1-0, mas o adversário reagiu de forma enérgica e deu a volta ao marcador, acabando por marcar três golos de uma assentada.

Em 2018/2019, o primeiro jogo dos dragões foi diante do Schalke 04 e voltaram a não conseguir vencer na estreia, averbando desta feita o empate a uma bola. O primeiro jogo de Sérgio Conceição na Champions no comando técnico dos azuis e brancos foi no Estádio do Dragão, a única vez a jogar na condição de visitado, recebeu a visita do Besiktas e perdeu 3-1, frente a um conjunto turco onde na altura pontificavam nomes como Ricardo Quaresma e Pepe.

É contra este histórico desfavorável nos primeiros jogos da fase de grupos da Champions que o FC Porto lutará no Volksparkstadion, em Hamburgo (Alemanha), para escrever um novo capítulo na história portista da Champions. O adversário dá pelo nome de Shakhtar Donetsk e também pretende entrar com o pé direito na competição.

AS ESTREIAS DE SÉRGIO CONCEIÇÃO NA FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS

 

ÉPOCA                  JOGO                                                  RESULTADO          MARCADORES PORTISTAS

2023/2024           Shakhtar Donetsk-FC Porto              ?                            ?

2022/2023           Atlético Madrid-FC Porto                  2-1                        Uribe (g.p.)

2021/2022           Atlético Madrid-FC Porto                  0-0                        --

2020/2021           Manchester City-FC Porto                3-1                        Luis Díaz

2018/2019           Schalke 04-FC Porto                          1-1                        Otávio (g.p.)

2017/2018           FC Porto-Besiktas                               1-3                        Tosic (p.b.)

* Em 2019/2020, o FC Porto foi eliminado pelo Krasnodar, depois de ter ganho na Rússia 1-0 (primeira mão) e perdido 2-3 no Estádio do Dragão no play-off de acesso à fase de grupos da Champions