FC Porto ganhou os dois últimos clássicos na Luz: «Isso já é história», diz Schmidt
Treinador do Benfica antecipou clássico com os dragões
Roger Schmidt, treinador do Benfica, fez esta quinta-feira a antevisão à receção ao FC Porto, no estádio da Luz, esta sexta-feira, em jogo da 7.ª jornada (20.15 horas).
O que espera do jogo de amanhã. «Vamos ver um jogo top. Duas boas equipas que se respeitam muito, agora já tenho mais experiência, todos os anteriores foram difíceis. Vai ser jogo exigente, mas estamos preparados, temos muita experiência neste tipo de jogos. É um rival direto na luta pelo título e podemos ganhar três pontos. O FC Porto também está preparado para jogar a este nível, vai ser um jogo intenso.»
FC Porto ganhou os dois últimos clássicos na Luz: «Isso já é história, é estatística, é vosso trabalho falar nisso, não é o meu trabalho. O jogo de amanhã não tem nada a ver com os jogos das épocas passadas. Nem tem nada a ver com o da Supertaça, ou com a nossa vitória no Dragão no ano passado. Vão ter um peso nulo no jogo de amanhã. Amanhã é um jogo novo, um novo começo, desde o primeiro minuto tens de pensar no plano de jogo e a equipa que tiver capacidade para dominar e influenciar o jogo sairá vencedora. Espero que sejamos nós. Ambas as equipas vão estar preparadas para amanhã e muito motivadas para dar tudo para no final obter os três pontos.»
Principais características e fragilidades do FC Porto: «Claro que não posso dar todos os detalhes técnicos, mas quanto aos pontos fortes do FC Porto: é uma equipa que ganha muitos jogos, tem mentalidade muito forte, vencedora, é muito disciplinada e tem qualidade individual. São características das equipas que ganham muitos jogos e lutam por títulos. Mostram-no todas as semanas, mesmo em momentos difíceis. Isso diz tudo. É uma realidade que acontece em todas as ligas, não apenas na portuguesa.»
Benfica mais pressionado por estar atrás do FC Porto na classificação? «Eu vejo mais como uma oportunidade. Claro que, como digo sempre e já o disse em conferências de imprensa, para se ser campeão em Portugal não é fácil, porque não é fácil conquistar pontos contra outras equipas, o que significa que nos duelos diretos pode-se sempre fazer diferença, são jogos em que, se conseguires os três pontos, a outra equipa não leva nada. São sempre jogos especiais e vejo como uma oportunidade e não pressão, porque pressão é algo constante no Benfica, jogamos em nossa casa contra equipas de topo. Penso que é uma oportunidade de obter três pontos de que precisamos».