FC Porto: Este Galeno é de Champions!
Galeno com a mira afinada, IMAGO
Foto: IMAGO

FC Porto: Este Galeno é de Champions!

NACIONAL20.09.202310:24

Extremo transcende-se no principal palco da Europa do futebol; quando tem espaço é quase impossível travá-lo

Avaliar a carreira de Galeno é sempre um exercício difícil. O extremo tem umas qualidades futebolísticas acima da média, capazes de colocar em constante alvoroço qualquer defesa mais experimentado, mas as suas épocas são marcadas por irregularidades constantes. Com efeito, desde que regressou ao FC Porto pela porta do SC Braga, na altura para suprir a venda de Luis Díaz ao Liverpool, o brasileiro tem sido preponderante em muitos jogos dos dragões, mormente na Champions. É um palco onde se transcende por absoluto, sente o hino da competição e no relvado, apesar das marcações impiedosas, beneficia do facto de generalidade das equipas não usarem e abusarem do bloco baixo.

Quando defronta um adversário que não se fecha completamente na retaguarda, Galeno tem liberdade total para usar as duas melhores armas que tem, ou seja, a velocidade e a técnica ao mesmo tempo, deixando os opositores diretos sempre para trás. Dar um metro de terreno é literalmente deixar que possa usar os seus principais recursos, que fazem dele um jogador temido, inclusive pelo Barcelona, próximo adversário dos dragões na Champions.

Em Hamburgo, diante dos ucranianos do Shakhtar Donetsk, uma equipa sem grandes amarras defensivas, Galeno deu um autêntico recital de futebol, deixando completamente à nora a defensiva dos adversários, numa exibição magistral, coroada com dois golos e uma assistência de excelente nível para o golo de Taremi.

Foi a segunda vez que Galeno bisou numa partida do FC Porto e assistiu um companheiro para golo, repetindo o que já havia feito na época passada para o campeonato, diante do Famalicão

Superar marca de golos

Evitar oscilações de forma e nas performances dos jogos é o que pretende Galeno e é corroborado por Sérgio Conceição. Aproxima-se a passos largos mais um desafio na Liga, em casa, diante do Gil Vicente, que certamente irá colocar sérios problemas à equipa azul e branca e aparecerá no Dragão, naturalmente, com maiores cautelas do que teve o Shakhtar Donetsk na abordagem ao jogo de abertura da H da fase de grupos da Champions, que engloba ainda as equipas do Barcelona e Antuérpia.

A última época foi a melhor em termos de golos marcados (15) na carreira do luso-brasileiro, de 25 anos, uma marca que se propõe a bater em 2023/2024. Neste momento já contabiliza três golos, os dois ao Shakhtar Donetsk e um outro, de penálti, marcado ao Rio Ave em Vila do Conde, mas deseja subir essa fasquia, a começar já pela receção ao Gil Vicente, agendada para sábado à noite.