Liga dos Campeões FC Porto derrotado pelo Inter após expulsão de Otávio (veja o golo)
O FC Porto perdeu esta noite em San Siro, com o Inter, por 1-0, com um golo de Lukaku ao minuto 86, em jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da Champions, numa partida em que a expulsão de Otávio, por duplo amarelo, à passagem do minuto 79, acabou por condicionar a estratégia da equipa portista.
O FC Porto abordou este jogo de forma muito inteligente e ao apresentar-se em 4x2x3x1, com Grujic e Uribe à frente dos quatro defesas, criou muitas dificuldades ao Inter, com três homens na zona central do meio-campo (Barella, Calhanoglu e Mikhitaryan) para entrar na sua zona defensiva. Os italianos entraram com vontade de fazer mossa, Dimarco (esquerda) e Darmian (direita) estavam muito ativos nas alas, mas o perigo só se acercou da baliza de Diogo Costa após uma perda de bola portista, com o Inter a atacar rápido, Dimarco a cruzar da esquerda e Lautaro a cabecear por cima (15’). O assédio italiano acabou ao minuto 18, com Diogo Costa a responder com uma grande defesa a remate de Cakhanoglu.
O FC Porto começou então a mandar no jogo, a trocar muito bem a bola, com segurança, e só não chegou ao golo ao minuto 37 porque Onana estava muito atento e segurou o remate de Grujic – na recarga, Galeno, bem colocado, remata ao lado. Os dragões desperdiçavam ali a melhor ocasião de golo que criaram na primeira parte.
No entanto, o FC Porto dizia ali ao que ia e os italianos souberam precaver-se, passando então o jogo por uma fase mais calculista. Ainda assim, o Inter podia ter marcado no último minuto da primeira parte, após falta infantil de Zaidu – Calhanoglu marcou o livre da direita, Bastoni cabeceia e Diogo Costa volta a mostrar toda a sua qualidade. Que grande defesa!
Na segunda parte, se a primeira ocasião de golo pertence ao Inter, na sequência de um remate cruzado de Barella (53), a verdade é que o FC Porto também soube colocar o adversário em sentido, valendo o guarda-redes Onana aos italianos, pois foi ele quem negou o golo a Taremi ao minuto 55, após boa jogada de Pepê, e depois, aos 57’, evitou o golo por duas vezes, primeiro a Zaidu, depois ao avançado iraniano.
O jogo estava muito equilibrado, bem disputado, até que surge a expulsão de Otávio ao minuto 79, que complicou a vida aos portistas. O Inter chegou ao golo aos 86 minutos, procurou ainda chegar ao segundo (Diogo Costa fez grande defesa a remate de Lukaku aos 88’), mas o FC Porto soube resistir, deixando a eliminatória perfeitamente em aberto.
Veja o golo: