FC Porto: chegou a tua hora, Iván Jaime
Iván Jaime bisou frente à Sanjoanense (foto FC PORTO)

FC Porto: chegou a tua hora, Iván Jaime

NACIONAL15.07.202406:30

Avançado espanhol empenhado em recuperar o tempo perdido; tempo em que esteve proscrito ajudou-o a refletir e a motivar-se para uma nova era ao serviço do FC Porto; contra a Sanjoanense brilhou com um bis, mas pretende mais...

Depois de um período bastante conturbado no FC Porto, com o afastamento dos treinos da equipa principal, numa decisão conjunta de Sérgio Conceição e a então Administração da SAD presidida por Pinto da Costa, Iván Jaime está determinado em justificar os 10 milhões de euros que os azuis e brancos investiram há um ano na sua contratação.

Havia grande expectativa aquando da chegada do craque espanhol ao plantel portista, ele que em 2022/2023 foi considerado o melhor jovem da Liga portuguesa, numa escolha dos capitães e treinadores de todas as equipas do escalão primodivisionário do futebol português.

Iván Jaime teve dificuldades em adaptar-se à metodologia de trabalho de Sérgio Conceição e jogou esporadicamente na temporada até ao momento em que ocorreu um episódio no balneário do Olival que desagradou ao treinador após o empate caseiro com o Famalicão, que envolveu o espanhol e o mexicano Jorge Sánchez.

Os dois, tal como André Franco e Toni Martínez, foram riscados das opções e passaram a treinar-se em horários diferentes da equipa principal sob a orientação de um preparador-físico do clube. A situação gerou enorme desconforto e a empresa que gere a carreira do espanhol emitiu mesmo um comunicado a contestar o facto de o jogador estar privado de jogar e exercer a sua profissão normalmente. A verdade é que nenhum deste quarteto foi mais utilizado por Sérgio Conceição, nem sequer marcou presença na final da Taça de Portugal e na consequente entrega do troféu no museu do FC Porto.

Vítor Bruno dá-he confiança

A BOLA sabe que Iván Jaime já passou uma borracha por cima daquilo que aconteceu na reta final da época passada e está determinado em singrar de dragão ao peito, ele que sente a confiança absoluta de Vítor Bruno, a tal ponto que no primeiro teste da pré-temporada conseguiu um bis na goleada sobre a Sanjoanense, por 4-0. Mas o espanhol quer ser figura de proa na nova temporada do FC Porto e provar que não foi em vão que o clube gastou 10 milhões de euros para conseguir o seu passe...

Para já, o criativo espanhol está feliz com o decorrer dos trabalhos na pré-temporada, sente-se acarinhado pelos adeptos, estrutura do futebol profissional e pelos membros da equipa técnica, mas resta saber que lugar lhe reserva Vítor Bruno na estrutura da equipa.

Ficou explícito que jogando a partir da ala esquerda não funcionou com a anterior equipa técnica e Iván Jaime, seguramente, rende mais em terrenos interiores, designadamente nas costas do ponta de lança ou como segundo avançado. Resta perceber se o novo treinador do FC Porto tem a mesma leitura e se pretende extrair ao máximo as potencialidades de um jogador que é diferenciado e uma mais-valia para o plantel.