FC Porto: 100 jogos de Francisco Moura na Liga

Lateral-esquerdo do FC Porto completa a centena de partidas no campeonato na receção ao Arouca. Estreou-se pela mão de Carlos Carvalhal num Santa Clara-SC Braga e tem agora a ambição de chegar à Seleção

Um dos reforços de verão que tem tido um peso impactante na equipa de Vítor Bruno é Francisco Moura, lateral-esquerdo que pegou de estaca nos dragões, ao serviço de quem já contabiliza um total de três assistências para golo nos últimos dois jogos. O ex-jogador do Famalicão, de 25 anos, está no auge da carreira e apresta-se para entrar na galeria dos futebolistas com 100 jogos no campeonato português, marca que atingirá caso seja utilizado na receção ao Arouca, agendada para sábado às 18 horas, no Estádio do Dragão.

Contratado ao Famalicão a troco de 5 milhões de euros, sendo que o emblema minhoto reservou 10 por cento de uma futura venda, Francisco Moura estreou-se de azul e branco frente ao Farense e no jogo seguinte, em Guimarães, foi decisivo na vitória do FC Porto, ao fazer duas assistências para os golos de Samu e João Mário.

Foi há pouco mais de quatro anos que Francisco Moura teve o seu batismo na elite do futebol português pela mão de Carlos Carvalhal, na altura seu treinador nos minhotos do SC Braga. A estreia ocorreu no jogo dos guerreiros do Minho diante do Santa Clara, que a equipa açoriano venceu com um tento solitário de Thiago Santana.

Bis a Vlachodimos na Luz

No que diz respeito a golos marcados, o agora lateral-esquerdo do FC Porto, a quem está preso por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, não esqueceu certamente o dia 8 de novembro de 2020 — 7.ª jornada do campeonato — quando, em pleno Estádio da Luz, foi decisivo na vitória do SC Braga diante do Benfica por 3-2, ele que foi autor de dois golos na baliza então defendida pelo grego Odysseas Vlachodimos.

Campeão Europeu de sub-19 (2018), na altura jogando mais como ala no flanco canhoto, Francisco Moura contabiliza 65 jogos pelo Famalicão na Liga portuguesa, 32 pelo SC Braga e apenas dois no FC Porto, o que perfaz os 99 encontros que tem neste momento. Neste percurso, tem sete golos apontados na conta pessoal e um total de nove assistências.

Os recentes desempenhos ao serviço do FC Porto fazem crescer a esperança de ser chamado por Roberto Martínez para os próximos compromissos da Seleção Nacional para a Liga das Nações. Comparando os dados estatísticos do portista com os laterais laterais presentes na última convocatória da Seleção Nacional (só desempenho pelos respetivos clubes nesta temporada), o portista leva vantagem: 7 jogos a titular (4 assistências; Dalot tem 8 jogos a titular (1 assistência); Nuno Mendes 4 jogos (3 a titular) e uma assistência; Nélson Semedo tem 5 (4 a titular) e nenhum assistência; Tiago Santos tem 10 jogos (7 a titular) e um golo.