Famalicão volta a vencer fora mais de cinco meses depois! (veja o resumo)
Minhotos superiorizaram-se aos lisboetas no encerramento da primeira volta da Liga. (Foto: CARLOS BARROSO/LUSA)

Famalicão volta a vencer fora mais de cinco meses depois! (veja o resumo)

NACIONAL13.01.202417:45

Chiquinho e Jhonder Cádiz apontaram os golos da formação minhota no terreno do Casa Pia; equipa orientada por Pedro Moreira foi uma sombra do que tinha sido na jornada anterior, na goleada imposta ao Moreirense

O Famalicão venceu o Casa Pia, por 2-0, numa partida da 17.ª jornada da Liga, realizada na tarde deste sábado, no Estádio Municipal de Rio Maior.

Foi já no último lance de uma primeira parte desinteressante, em que as duas equipas não demonstraram arte nem engenho para 'ferir' os guarda-redes contrários, que Chiquinho, beneficiando de um mau alívio de João Nunes, na sequência de um cruzamento da direita de Gustavo Sá, rematou forte e colocado, à entrada da área, levando a formação minhota em vantagem para o intervalo.

A etapa complementar não foi assim tão diferente da primeira, com o Famalicão, também motivado pelo golo conseguido no dealbar dos primeiros 45 minutos, a consubstanciar o seu domínio e a nunca permitir veleidades ofensivas aos gansos.

Foi, pois, sem grande surpresa que os minhotos chegaram ao segundo golo, aos 66 minutos, quando Gustavo Sá assistiu Jhonder Cádiz, pela esquerda, e o ponta de lança venezuelano, já depois de entrar na área, a rematar à baliza contrária e a beneficiar de um desvio subtil de Zolotic que acabou por trair Ricardo Batista. Estava feito o 2-0 e, percebia-se, encontrado o vencedor da partida.

Daí até final, registo apenas para a expulsão de Ricardo Batista. O guarda-redes do Casa Pia sentiu necessidade (e bem) de sair da sua grande área para tentar reagir a um mau passe de Yuki Soma, mas Henrique Araújo foi mais rápido a chegar à bola e o número 33 dos gansos não teve outra hipótese senão a de derrubar o ponta de lança famalicense. Ricardo Batista viu, claro está, o cartão vermelho direto.

Com este (importante) triunfo, o Famalicão - que não ganhava desde o passado dia 4 de novembro (3-1 ao Gil Vicente, na 10.ª jornada), e e que não sabia o que era vencer fora de casa desde... a ronda inaugural (2-1 em Braga, a 11 de agosto de 2023) - termina a primeira volta no 7.º lugar, com 22 pontos. Já o Casa Pia mantém os mesmos 19 pontos com que entrara para esta 17.ª e última jornada da primeira volta da Liga,  está, provisoriamente, no 9.º lugar.

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Casa Pia 0 Famalicão 2

Vitória justíssima do emblema minhoto. Sem ter feito uma exibição de encher o olho, longe disso, o conjunto famalicense foi sempre superior à formação lisboeta e beneficiou do facto de ter inaugurado o marcador no último lance da primeira parte, após um excelente remate de Chiquinho, para ir para o descanso e, depois, regressar para a etapa complementar com a moral em alta. Na segunda parte, a equipa orientada por João Pedro Sousa aproveitou a inércia do Casa Pia para dominar as operações e apontar o segundo golo. Jhonder Cádiz, após assistência de Gustavo Sá, acabou com as dúvidas relativamente ao vencedor desta partida da 17.ª e última jornada da primeira volta da Liga.

90+5': Incursão de Alex Dobre da direita para o centro e remate, já em zona frontal, de pé esquerdo, ao lado do poste esquerdo da baliza (agora) defendida por Lucas Paes.

90+3': Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Nathan e Zaydou Youssouf, para as entradas de Martín Aguirregabiria e Gustavo Assunção.

Seis minutos de tempo adicional mínimo.

87': Substituição no Casa Pia, com a saída de Yuki Soma para a entrada de Lucas Paes.

86': Cartão vermelho direto a Ricardo Batista (Casa Pia). O guarda-redes dos gansos derrubou Henrique Araújo fora da área e foi expulso pelo árbitro da partida. 

84': Dupla substituição no Famalicão, com as saídas de Théo Fonseca e Chiquinho para as entradas de Alex Dobre e Liimatta.

83': Jogada de entendimento entre Larrazabal e Yuki Soma, com o lateral-direito espanhol a rematar de pé esquerdo, à entrada da área, para defesa segura de Luiz Júnior.

73': Substituição no Famalicão, com a saída de Gustavo Sá para a entrada de Henrique Araújo.

73': Remate de longe de Jhonder Cádiz, forte, mas ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Ricardo Batista.

69': Tripla substituição no Casa Pia, com as saídas de Rafael Brito, Tiago Dias e Clayton, para as entradas de Samuel Justo, Jajá e Fernando Andrade.

Golo do Famalicão! 0-2

Passe de Gustavo Sá para Jhonder Cádiz que, descaído pela esquerda, entrou na área e rematou cruzado. A bola desviou em Zolotic e traiu Ricardo Batista. O conjunto minhoto consegue uma vantagem confortável no marcador e tudo se conjuga para que regresse a casa com os três pontos na bagagem.

61': Cartão amarelo a Zaydou Youssouf (Famalicão).

A cerca de meia hora do final da partida, há mais um dado novo neste duelo entre Casa Pia e Famalicão: a chuva. 

Estão 1.240 espectadores no Estádio Municipal de Rio Maior.

56': Substituição no Casa Pia, com a saída de Pablo Roberto para a entrada de Yuki Soma.

53': Livre da esquerda de Chiquinho e Jhonder Cádiz, com uma excelente impulsão, no coração da área, cabeceia por cima da barra.

50': Primeiro remate digno desse nome do Casa Pia em todo o jogo! Ângelo Neto, do meio da rua, faz a bola passar a rasar o poste esquerdo da baliza de Luiz Júnior.

47': Cruzamento da direita de Gustavo Sá e Jhonder Cádiz, à entrada da pequena área, desvia de primeira, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Ricardo Batista.

Início da segunda parte!

Saiu, agora, o Famalicão. Pedro Moreira e João Pedro Sousa, treinadores de Casa Pia e Famalicão, respetivamente, não procederam a quaisquer alterações nas suas equipas, pelo que regressam para esta etapa complementar os mesmos 22 artistas que haviam estado no relvado nos primeiros 45 minutos.

Intervalo! Casa Pia 0 Famalicão 1

Foi no último suspiro da primeira parte que o marcador funcionou no Estádio Municipal de Rio Maior. Depois de uma primeira parte muitíssimo nivelada por baixo - a ligeira supremacia do Famalicão nunca teve efeitos práticos no que concerne a situações claras de golo -, foi preciso esperar pelo minuto de compensação dado por Fábio Melo para se assistir, finalmente, a um momento de qualidade. Nesse instante, e após um cruzamento de Gustavo Sá que João Nunes não conseguiu afastar convenientemente, Chiquinho, oportuno, em zona frontal, rematou junto ao poste esquerdo da baliza defendida por Ricardo Batista, não dando hipótese de defesa ao guarda-redes dos gansos. O Famalicão, imagina-se, regressará dos balneários moralizado pela vantagem no marcador, ao passo que o Casa Pia terá que enfrentar a etapa complementar de uma forma completamente diferente, uma vez que foi uma equipa absolutamente inconsequente durante os primeiros 45 minutos.

Golo do Famalicão! 0-1

Cruzamento da direita de Gustavo Sá, corte defeituoso de João Nunes e Chiquinho, à entrada da área, dominou com o peito e de pé direito rematou forte e colocado para o primeiro golo da tarde em Rio Maior.

Um minuto de tempo adicional mínimo.

43': Jhonder Cádiz bailou em frente João Nunes, junto ao bico da grande área do Casa Pia, tentando, depois, a sua sorte num remate cruzado. Ricardo Batista, atento, foi ao relvado e amarrou com segurança.

40': Cruzamento da direita de Larrazabal para o coração da área, mas quando Felippe Cardoso se preparava para atacar a bola, apareceu um corte providencial de Mihaj que, de cabeça, impediu que o esférico seguisse na direção do ponta de lança brasileiro dos gansos.

31': Remate de meia distância de Gustavo Sá, com a bola a não levar a direção desejada pelo médio-ofensivo famalicense e a sair muito ao lado do poste direito da baliza casapiana.

Partida interrompida para ser prestada assistência a Zaydou Youssouf, junto à linha de meio-campo.

26': Aproximação perigosa do Famalicão à grande área do Casa Pia, com um cruzamento da esquerda de Chiquinho e o desvio de primeira de Théo Fonseca a levar a bola a passar muito perto do poste esquerdo da baliza defendida por Ricardo Batista. O lance, porém, estava já invalidado, por fora de jogo do número 95 dos minhotos.

25': Cartão amarelo a Clayton (Casa Pia).

Ultrapassado que está o primeiro quarto de hora, a toada mantém-se inalterada. O Famalicão tem tido um ligeiro domínio no que diz respeito à posse de bola, já conquistou dois pontapés de canto, mas o perigo, esse, continua afastado de ambas as balizas. São 15 minutos que não vão deixa ponta de saudade...

Primeiros cinco minutos marcados por total equilíbrio e muitos duelos no setor intermediário. Ricardo Batista e Luiz Júnior, guarda-redes de Casa Pia e Famalicão, respetivamente, ainda não foram obrigados a intervir.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pelo Casa Pia, que atua com o seu equipamento tradicional, ou seja, todo de preto. O Famalicão também joga com o seu equipamento principal, ou seja, todo de branco.

As três equipas já estão no tapete verde do recinto riomaiorense. Seguir-se-á a tradicional escolha de campo e bola, sendo que, depois disso, estará tudo pronto para rolar a bola neste duelo entre Casa Pia e Famalicão.

O relvado do Estádio Municipal de Rio Maior, que foi entretanto regado, não está na plenitude das suas capacidades, apresentando, aqui e ali, vários buracos que, durante o desafio, podem prejudicar o espetáculo. O frio, esse, é mais que muito. Chuva, para já, nem vê-la, mas o céu está cinzento e não será de estranhar que durante o jogo possam ocorrer alguns aguaceiros.

A cerca de um quarto de hora do início da partida, as bancadas do Estádio Municipal de Rio Maior estão bastante despidas de público. Os adeptos do Casa Pia vão-se posicionando nas centrais do recinto riomaiorense, ao passo que os aficionados do Famalicão começam a chegar para ocupar os seus lugares num dos topos do estádio.

Já no que concerne à equipa minhota, Otávio está de volta às escolhas iniciais, ocupando o lugar que na ronda anterior foi de Justin de Haas.

Do lado da formação lisboeta, Pablo Roberto regressa à titularidade, relegando Yuki Soma para o banco de suplentes.

Tendo como termo de comparação as equipas apresentadas por Pedro Moreira e João Pedro Sousa, treinadores de Casa Pia e Famalicão, respetivamente, na jornada anterior, ambos os técnicos promovem apenas uma alteração nos onzes.

Famalicão (treinador): João Pedro Sousa

Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin, Tom Lacoux, Henrique Araújo, Óscar Aranda, Gustavo Assunção, Justin de Haas, Liimatta, Alex Dobre e Martín Aguirregabiria

Famalicão (titulares): Luiz Júnior, Nathan, Mihaj, Otávio e Francisco Moura, Zaydou Youssouf e Topic; Théo Fonseca, Gustavo Sá e Chiquinho; Jhonder Cádiz (C)

Casa Pia (treinador): Pedro Moreira

Casa Pia (suplentes): Lucas Paes, Tchamba, Yuki Soma, Fernando Varela, André Geraldes, Fernando Andrade, Isaac Monteiro, Jajá e Samuel Justo

Casa Pia (titulares): Ricardo Batista; Larrazabal, João Nunes, Zolotic e Leonardo Lelo; Tiago Dias, Ângelo Neto (C), Rafael Brito e Pablo Roberto; Felippe Cardoso e Clayton

Árbitro: Fábio Melo (AF Porto); Assistentes: André Dias e Sérgio Jesus; 4.º Árbitro: João Pedro Afonso; VAR/AVAR: Nuno Almeida e André Campos

Já há equipas oficiais!

Casa Pia e Famalicão protagonizam um dos duelos mais interessantes desta 17.ª e última jornada da Liga. O embate entre lisboetas e minhotos tem início marcado para as 15.30 horas e vai realizar-se no Estádio Municipal de Rio Maior - palco dos jogos caseiros dos gansos enquanto decorrem as obras em Pina Manique. A BOLA já está no recinto riomaiorense e vai contar-lhe tudo sobre esta partida. E, como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!