4 maio 2024, 17:10
Armando Evangelista quer «jogar olhos nos olhos com o Benfica»
Técnico do Famalicão abordou a possível renovação dizendo que falará com o presidente no final da época
Os encarnados estão obrigados a vencer no Minho para não entregarem o título de campeão aos vizinhos da Segunda Circular
Todos os olhos postos em Famalicão a partir das 20h30 para ver o que o Benfica faz. Um jogo que interessa a famalicenses, encarnados e, principalmente, a leões. É que se a equipa comandada por Roger Schmidt não tiver um número maior do que o adversário no placar do resultado, o fogo de artifício será verde, por volta das 22h30.
Já há algum tempo que o Famalicão sabia que a manutenção estava assegurada - ocupa o oitavo lugar - mas teve de esperar pela derrota do Portimonense em Alvalade para ter a certeza absoluta que na próxima época volta a estar entre os grandes do futebol português.
Os números revelam uma clara supremacia do Benfica sobre os Famalicão. Ao longo de 21 jogos entre as duas equipas, o histórico é esmagador a favor dos encarnados, com 17 vitórias para o clube lisboeta, enquanto os minhotos só conseguiram triunfar uma vez.
No Estádio Municipal de Famalicão, o cenário não é diferente, com a formação lisboeta a somar oito vitórias em 12 jogos disputados, contrastando com apenas um triunfo para a equipa nortenha, conseguido na longínqua época 1992/93.
A invencibilidade do Benfica estende-se por 16 jogos, com os encarnados a somar quatro vitórias consecutivas nos confrontos mais recentes. Nos últimos oito jogos entre as duas equipas, venceram em sete ocasiões.
Além disso, o Famalicão tem mostrado dificuldades em marcar ao rival, algo que não o conseguiu fazer nos últimos cinco jogos disputados, registando apenas um golo nos sete confrontos mais recentes.
As deslocações do Benfica a Famalicão também têm sido frutíferas, vencendo as três últimas partidas disputadas fora de casa.
Esta temporada, as duas equipas já se defrontaram por duas vezes, ambas em casa na Luz, com os encarnados a vencer (2-0) na Taça de Portugal e por 3-0 na primeira volta da Liga.
Há sinais, contudo, de esperança para os adeptos do Famalicão, pois a equipa comandada por Armando Evangelista só perdeu um dos últimos seis jogos disputados em casa, mostrando uma certa consistência quando joga diante do seu público. No entanto, tem apenas uma vitória nos últimos cinco jogos realizados no próprio terreno.
O treinador do Famalicão perdeu os quatro jogos realizados frente ao Benfica, sem que as suas equipas conseguissem marcar qualquer golo.
Onze provável: (4x2x3x1): Luiz Júnior; Nathan, Riccieli, Mihaj, Francisco Moura; Zaydou, Topic; Chiquinho, Gustavo Sá, Puma Rodríguez; Cádiz.
Em dúvida: Gustavo Assunção
O que disse Armando Evangelista na antevisão: «O Famalicão, independentemente de ter a sua questão competitiva praticamente resolvida, tem a ambição de entrar sempre para vencer, de modo que não queremos entrar nessa guerra porque a nossa guerra é terminar a época com dignidade. A outra guerra é dos outros, de modo que vamos procurar fazer um bom jogo, onde pretendemos jogar olhos nos olhos com o Benfica para promover os nossos jogadores, mostrar qualidade e tentar vencer».
4 maio 2024, 17:10
Técnico do Famalicão abordou a possível renovação dizendo que falará com o presidente no final da época
Onze provável: (4x2x3x1): Trubin; Aursnes, Otamendi, António Silva, Carreras; Florentino Luís, João Neves; David Neres, Rafa Silva, Di María; Arthur Cabral.
Lesionados: Tomás Araújo, Juan Bernat, Alexander Bah
O que disse Roger Schmidt na antevisão: «A nossa semana foi muito boa, pela primeira vez [em algum tempo] tivemos vários dias de treinos seguidos, os jogadores gostaram, o estado de espírito deles é muito bom e também mostrámos que nos últimos jogos, física e taticamente, estamos numa forma muito boa. Por isso, continuamos. Queremos fazer um bom jogo, ganhar, sabemos que não é fácil vencer em Famalicão, está a fazer uma boa época, muitos jovens. Jogámos duas vezes contra o Famalicão, na Taça e campeonato. Estamos preparados para fazer um bom jogo e esse é o nosso foco».
4 maio 2024, 14:07
Conferência de Imprensa dominada pelo futuro do treinador; insiste no compromisso com os encarnados, ignorando interesse do gigante alemão; avalia a temporada numa escala de muito má a muito boa