Ex-diretor geral do SC Braga condenado
O antigo diretor geral do SC Braga, João Gomes, foi condenado por tentativa de extorsão ao clube. O Tribunal de Braga condenou o antigo dirigente a uma pena de prisão de três anos e meio, suspensa, pelo crime de extorsão agravada na forma tentada.
O tribunal suspende a execução pelo mesmo período se João Gomes pagar 4 mil euros ao Estado.
João Gomes era acusado de tentativa de extorsão à SAD do Sporting de Braga, na pessoa do presidente António Salvador, em 2018. Nessa altura, o clube instaurou um processo disciplinar e o despedimento veio a acontecer semanas depois.
Segundo o emblema minhoto, Gomes ameaçou com «a divulgação de factos infundados» na tentativa de extorquir ao clube 250 mil euros, uma viatura Mercedes-Benz no valor de 60 mil euros e ainda com a intenção que lhe fosse atribuído subsídio de desemprego, tudo no prazo máximo de 24 horas.
Na leitura da sentença, a juíza criticou o comportamento de João Gomes, realçando que se contradisse ao longo do julgamento. Referiu ainda que, além de João Gomes não ter confessado o crime - o que podia ter sido uma potencial atenuante -, o acusado apresentou uma versão inverosímil dos factos.
O Ministério Público acabou a pedir a condenação do arguido na pena de prisão por 3 anos, suspensa mediante o pagamento de 2500 euros a uma instituição social a designar.