18 dezembro 2024, 23:27
Vídeo: Gyokeres 'salva' Sporting e faz o 2-1 frente ao Santa Clara
Avançado sueco recolocou os leões em vantagem frente ao Santa Clara aos 113' do prolongamento
Harder só precisou de um minuto em campo para derrubar muralha defensiva. Incansável na procura de caminhos para a baliza. Gyokeres selou vitória num lance em que fez valer-se do sentido de oportunidade
Melhor em campo: Gyokeres (nota 7)
Pode andar um pouco mais afastado da baliza, mas quem pensar que o sueco baixou de forma reveja a jogada aos 117', em que Gyokeres fez um sprint de 70 metros! Logo aos 8’ foi desmarcado por Hjulmand, mas costas de Sidney Lima, mas o camisola 9, já dentro da área açoriana, viu Venâncio levar a melhor. Bem policiado por Guilherme Ramos (formado no Sporting), teve de recuar muitas vezes ao meio-campo para buscar a bola, fez um par de cruzamentos, bateu alguns livres, rubricou excelente trabalho (99') a ir à linha cruzar para Trincão, na passada, colocar a bola nas mãos de Neneca. Até que conseguiu chegar ao tão almejado golo, aproveitando da melhor forma erro clamoroso de Frederico Venâncio com um atraso fatal para o guarda-redes, fazendo-se valer do seu sentido de oportunidade.
18 dezembro 2024, 23:27
Avançado sueco recolocou os leões em vantagem frente ao Santa Clara aos 113' do prolongamento
Franco Israel (6) — Até aos 88’ pouco se deu por ele, quando arriscou em demasia a fintar Gabriel Silva na pequena área. Incrível defesa (90+5'), a voar para dar uma sapatada na bola e negar golo a Guilherme Ramos, mas na jogada seguinte sofreu o empate.
Eduardo Quaresma (5) — Cumpriu a sua missão, sem deslumbrar, com algumas precipitações. Saiu aos 106', com queixas, tem sido bastante fustigado.
Debast (6) — Assertivo, sem falhas, a apagar imagem menos positiva do último jogo. passe extraordinário na profundidade para Catamo (16'), a mostrar uma das suas qualidade: a fase de construção.
Matheus Reis (5) — Tentativa de pontapé acrobático, à passagem da meia-hora, mas a bola saiu por cima da baliza de Neneca.
Catamo (5) — Serviu golo de bandeja a Quenda, aos 16’, após grande receção e finta a Calila, de quem fez gato sapato, como no lance aos 37', em que bailou à frente do lateral, mas o Neneco agarrou com facilidade.
Hjulmand (7) — O capitão viu um golo ser-lhe anulado (40’), por mão na bola. Foi autêntico todo-o-terreno, de fonte de energia inesgotável, foi a todas. Defendeu, organizou, atacou, logo aos 8' desmarcou Gyokeres nas costas da defesa. Viu amarelo por falta dura sobre Gabriel Silva e lutou até ao apito final.
João Simões (7) — Entrou muito bem. Com boa leitura de jogo, e consequente antecipação das jogadas, parecendo estar um passo à frente em relação aos adversários, com qualidade na decisão, concentração máxima, não falhou um passe e até o deambular no campo faz sentido. Aos 100' caiu mal e foi preciso ligar-lhe o pulso direito. Ah, falta dizer que tem apenas 17 anos.
MaxI Araújo (5) — Um par de incursões na área, sem resultados práticos. Bateu os cantos do lado esquerdo, sempre com peso, conta e medida Saltou mal na cobertura a Pedro Ferreira, no lance em que o Santa Clara empatou. Saiu amarelado, por protestos.
Trincão (5) — Desaparecido na primeira parte, aos 53', depois de uma arrancada caiu na área (sem falta); depois fez um remate de meia distância, com a bola a bater num defesa e a pingar para a área e aos 59’viu Venâncio tirar a bola em cima da linha. Ainda mais duas notas: aos 104’ cabeceamento a meias com Harder, nem para um nem para outro e acabou com um remate fraco e à figura (110').
Quenda (5) — Cruzamento fantástico para o primeiro golo, quando já estava a jogar na direita, após saída de Catamo. Mas, na retina fica o falhanço clamoroso (16'), num remate em velocidade e na passada, de pé esquerda (até tapou a cara com a camisola, pudera...). Aos 59’ trabalhou bem dentro da área, cruzou para o coração e Trincão deu um pontapé nas orelhas da bola, dez minutos depois deu um pontapé na atmosfera a cruzamento de Catamo.
St. Juste (3) — Esteve em dia não. Desistiu da bola no lance em que Gabriel Silva quase empatou (90+4') e foi expulso por acumulação de amarelo, denotando alguma falta de equilíbrio emocional.
Harder (6) — Foi entrar, tocar na bola e marcar! . Teve grande impacto no jogo. Nunca virou a cara a uma bola, com uma garra tremenda e grande potência de arranque. Aos 118' ganhou a bola na defesa, correu até à área dos insulares, mas não teve capacidade definir bem a parte final do lance, após impressionante sprint de Gyokeres.
18 dezembro 2024, 22:31
Leões a vencer o Santa Clara, por 1-0
Diomande (5) — Imponente na luta homem a homem. Ganhou os seus duelos.
Fresneda (5) — A sua entrada apenas serviria para quebrar o ritmo do jogo. Mas houve prolongamento e cumpriu.
Mauro Couto (—) — Jogou na ala direita, depois de Catamo, Quenda e Fresneda. Não escondeu algum nervosismo na estreia pela equipa principal.