Campeonato Portugal Évora: vem aí (provavelmente) o último dérbi no mítico Campo Estrela
É já este domingo, 5 de março, às 15 horas, que o velhinho e mítico Campo Estrela, casa habitual do Lusitano de Évora e que viveu muitas e gloriosas jornadas do futebol português, com dezenas e dezenas de jogos com os grandes, vai receber aquele que poderá ser o último dérbi de sempre com o Juventude de Évora.
É que a partir da próxima época o Lusitano, clube com 111 anos e que competiu 14 temporadas na primeira divisão portuguesa, entre 1952 e 1966, passará a jogar na Silveirinha, onde em tempos estagiou a Seleção Nacional, uma vez que no terreno onde se encontra atualmente o Campo Estrela, vendido a uma empresa do ramo imobiliário, vão ser construídos prédios.
O Campo Estrela, que mesmo depois de passar a estágio manteve o nome original, é um marco da capital alentejana e está profundamente ligado à história do futebol na região, tratando-se do quarto campo mais antigo do país ainda em funcionamento, apenas superado pela Tapadinha em Lisboa e pelos campos portuenses da Constituição e do Bessa, tendo começado a ser utilizado em 1914.
Em 2006 foi tomada uma decisão drástica: o Campo Estrela iria desaparecer (e os terrenos seriam urbanizados) para dar lugar a um novo recinto a cerca de três quilómetros, na Herdade da Silveirinha, que serviria de local para o estágio da Seleção Nacional antes do Mundial 2006.
Depois de várias gestões desastrosas e guerras em tribunais, em 2022 foi alcançado em 2022 um acordo extrajudicial para a efetiva passagem dos terrenos da Silveirinha para propriedade do Lusitano, que ali deverá continuar a sua atividade.
Para muitos dos locais fica o lamento por mais um estádio histórico que desaparece. Ninguém sabe o dia, mas todos sabem que está próximo.
De referir que, atualmente, Lusitano e Juventude integram a Série D do Campeonato de Portugal (lidera o Atlético) e são, respetivamente, segundo e terceiro classificados, separados por três pontos.