Evanilson e a relação com Conceição: «O homem é bravo!»
Evanilson marcou dois golos ao Montalegre. IMAGO

FC Porto Evanilson e a relação com Conceição: «O homem é bravo!»

NACIONAL25.11.202316:43

Goleador brasileiro fala do «jeito especial» do treinador e fala sobre a evolução «brutal» que conheceu em Portugal

Em alta no FC Porto, Evanilson destaca-se como o melhor marcador da equipa, com nove golos, apesar de ter arrancado a época a meio gás. Recuperou a aura de goleador e em entrevista à TNT Sports Brasil reconhece que a confiança que Sérgio Conceição nele depositou tem sido fundamental para o êxito.

«O homem é bravo! Tenho uma relação muito boa com ele, é um treinador que no campo dá muitas ‘duras’, é o jeito dele, mas quer sempre ajudar a gente, em todos os aspetos, dentro e fora do campo. É um jeito meio agressivo, mas é sempre para ajudar. É um ótimo treinador, a minha evolução com ele foi um absurdo», reconhece.

Além de Pepe, Conceição sugeriu que a seleção do Brasil aproveitasse rapidamente o faro goleador de Evanilson: «Fico feliz pela confiança que ele tem em mim. No ano passado passei momentos difíceis, com lesões atrás de lesões, manteve sempre a confiança em mim. As broncas fazem parte, só assim evoluímos.

A sua evolução como jogador tem sido brutal, como o próprio reconhece: «Desde que cheguei aqui, acho que na intensidade do jogo eu consigo ver que evoluiu bastante com a passagem do futebol brasileiro para o Europeu. Passei um ano muito difícil aqui, não joguei tanto, mas no segundo ano deu para ver que evoluí, foi o ano em que joguei bastante com o Sérgio Conceição. Dentro de campo, taticamente, aprendi muito e é isso que consigo notar que evolui de lá até aqui.

Ainda há um caminho a trilhar para Evanilson ser ainda melhor. «O nosso treinador quer que as pessoas que joguem na frente procurem o espaço e ataquem a linha defensiva. Evolui muito nesse aspeto de atacar com muita intensidade, atacar forte. Aprendi muito desde que cheguei. Nem imaginei que fosse fazer coisas que faço aqui, movimentos com agressividade, sem bater em ninguém, é claro. É um movimento forte. Faço bastante», destaca.