Estrela da Amadora: Regresso surpresa de Ndour reforça opções na frente
Alioune Ndour, do Estrela da Amadora, procura controlar a bola com Florentino Luís, do Benfica, nas suas costas. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estrela da Amadora: Regresso surpresa de Ndour reforça opções na frente

NACIONAL25.11.202317:25

Atacante senegalês debelou um problema muscular, na área das costelas, e surpreendeu com o regresso à convocatória e à competição, tendo entrado na derrota ante o Vizela pela Taça de Portugal

Esta sexta-feira, o Estrela da Amadora foi afastado da Taça de Portugal, não sem antes ter obrigado o Vizela a muita luta e trabalhos forçados – leia-se, prolongamento– mesmo num período em que procura recuperar de uma onda de lesionados sem precedentes esta temporada em Portugal. A preparação para o encontro começou a ser feita com onze lesionados, tendo o departamento médico dos tricolores conseguido recuperar três desses elementos.

Como se previa na véspera, Erivaldo Almeida regressou à equipa e como titular, e Gustavo Henrique voltou à convocatória após vários meses de afastamento, ainda que não deixando o banco de suplentes. A maior surpresa esteve no regresso de Alioune Ndour à competição. Não era conhecida a evolução do estado físico do ponta de lança senegalês, que na sombra completou o seu restabelecimento a um problema de ordem muscular na área das costelas, que o obrigou a uma paragem de cerca de um mês durante a qual falhou três partidas.

O atacante não constituiu opção para defrontar o Famalicão, o Sporting e o Moreirense, todos pela Liga e, sem que nada o fizesse esperar, surgiu na convocatória para a deslocação a Vizela e foi até chamado a jogo por Sérgio Vieira aos 78 minutos.

Ndour rendeu o desgastado Kikas, que voltou a aproveitar a oportunidade concedida e marcou o golo dos amadorenses, que os colocou em situação de vantagem até aos dez minutos finais. Previam-se doze minutos de combate para o atacante no meio dos centrais adversários, de forma a segurar bolas em terreno adiantado e preservar a vantagem, mas a equipa não conseguiu suster a pressão adversária e acabou, por isso, a cumprir o prolongamento e não evitar a derrota por 2-1.

Ultrapassado o resultado desfavorável, o Estrela focar-se-á em reabilitar o seu plantel o mais depressa possível, visto que o embate desta sexta-feira ainda suscitou problemas em Aloísio, que sofreu uma pancada e viu-se obrigado a deixar a partida aos 34’, e Keliano, que foi assistido numa unidade hospitalar após a partida. Ambos serão sujeitos a reavaliação e contrapõem as recuperações acima mencionadas: se o Estrela viu Almeida, Ndour e Gustavo Henrique saírem do lote de indisponíveis, este ascende ainda a um total de dez jogadores.

Enquanto aguarda por novidades a partir do departamento clínico quanto à recuperação de outros elementos, Sérgio Vieira certamente pesará favoravelmente o total restabelecimento de Alioune Ndour, que passará a concorrer com Kikas pelo posto de referência no ataque do conjunto da Reboleira já para a reentrada na Liga, que reservará nova deslocação a Norte, desta feita a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave no próximo sábado.