Estrela da Amadora: problema na coxa afasta Pedro Mendes da derradeira jornada
Pedro Mendes, do Estrela da Amadora, intervém em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Estrela da Amadora: problema na coxa afasta Pedro Mendes da derradeira jornada

NACIONAL17.05.202418:41

Central saiu lesionado frente ao Vizela e desfalca defesa dos tricolores; Miguel Lopes está também em dúvida e aumenta as dúvidas para o setor

Após ter realizado a antevisão ao embate com o Gil Vicente, marcado para este sábado e que poderá, em caso de vitória, confirmar a sua permanência na Liga, o Estrela da Amadora prepara com minúcia esse momento potencialmente decisivo.

Os tricolores contarão com a Reboleira em peso numa partida de lotação esgotada, mas ainda se debatem com problemas no seu eixo defensivo, que conta com duas baixas certas e uma dúvida até à hora da partida. Diogo Fonseca, como é sabido, já não faz parte do plantel e regressou ao SC Braga para iniciar a recuperação à grave lesão que o afeta e Miguel Lopes trabalha ao minuto na procura de ainda recuperar de forma a estar apto a tempo de defrontar os gilistas.

Além destas duas limitações, Sérgio Vieira já tem certa a indisponibilidade de Pedro Mendes. O experiente central, de 33 anos, saiu lesionado ainda na primeira parte do último embate realizado, em Vizela, e não constitui opção para o encontro.

O central sentiu um desconforto na face posterior da coxa e foi substituído aos 38 minutos, agravando as dificuldades sentidas pela equipa nessa atribulada deslocação - derrota por 4-0 e, nessa altura o Estrela realizava a terceira substituição. Para cúmulo, a ausência de Pedro Mendes diminui o efetivo de opções para o setor mais recuado.

Não é conhecida a extensão da lesão, esperando os amadorenses que este tenha terminado a sua temporada...no sentido em que esperam garantir a permanência já este sábado, dispensando a presença num play-off de manutenção. A lesão do experiente defensor, que cumpriu um total de 13 encontros pelos estrelistas na presente temporada, motivou Sérgio Vieira a introduzir uma alteração tática, lançando Kikas em jogo, e obrigará o técnico a pensar cuidadosamente no próximo passo dado que restam poucas possibilidades para o eixo defensivo.

Sem Pedro Mendes e ainda sem a certeza se poderá contar com Miguel Lopes, o Estrela da Amadora conta com os titulares Kialonda Gaspar e Mansur, assim como Lucão, que ainda não se estreou oficialmente na presente temporada, e Johnstone Omurwa, há muito fora das escolhas.

Além deste quarteto, Sérgio Vieira pode ainda proceder a adaptações, recorrendo a uma improvisação de Hevertton Santos, que anteriormente teve momentos de sucesso e até pode vir a ganhar forma em função da escassez atual de escolhas, ou até Shinga, que por sua vez tem estado longe das convocatórias.

Uma contrariedade para o internacional português, que havia regressado ao onze na jornada anterior e se vê obrigado a abdicar do lugar, tendo como provável o final (pouco) antecipado da sua temporada.