Expulsão desfaz equilíbrio e encaminha Arouca para goleada na Reboleira
Morlaye Sylla, do Arouca, e Léo Jabá, do Estrela da Amadora, disputam a posse de bola em jogo pela Liga de futebol. Foto: José Sena Goulão/LUSA

Expulsão desfaz equilíbrio e encaminha Arouca para goleada na Reboleira

NACIONAL28.12.202322:15

Expulsão do guarda-redes estrelista desequilibrou o jogo para os visitantes, que em poucos minutos alcançaram a reviravolta e números de goleada na Reboleira

Num ápice, tudo mudou drasticamente na Reboleira, num jogo que seguia equilibrado e com o resultado a registar uma igualdade e acabaria por ditar uma goleada que, até então, em nenhum momento parecia estar prevista na história do primeiro embate entre Estrela da Amadora e Arouca, mas que se fixaria em 4-1 favorável aos lobos da Serra de Freita.

A equipa da casa saiu para intervalo em vantagem graças a um aproveitamento eficaz da bola parada, mais precisamente um canto batido de forma precisa para a impulsão de Kialonda Gaspar, aos 11 minutos. No entanto, a segunda parte revelar-se-ia bem diferente, com o Arouca a entrar melhor e a necessitar de pouco mais de dois minutos para igualar, numa finalização ao primeiro toque de Rafa Mujica, que motivou a equipa visitante para a busca da reviravolta até que Wagner deitou tudo a perder.

Instantes após segurar um cruzamento, o guardião do Estrela tocou o rosto de Mujica, num gesto que a equipa de arbitragem sancionou como agressão, procedendo à sua expulsão imediata e à marcação de grande penalidade. A partir daí, assistiu-se a outro jogo na Reboleira.

O estreante Edmilson até defenderia o castigo máximo instantes depois, mas não evitaria a derrocada da equipa da casa a partir daí, num misto de galvanização por parte do Arouca, que se via em superioridade numérica com cerca de vinte minutos para disputar, e descontrolo emocional por parte do Estrela, que em inferioridade numérica se desorganizou e acabou por ser punido não apenas com a reviravolta, como com uma goleada nos minutos finais.

Aos 77', Jason apontou o 1-2, na recarga a uma defesa incompleta de Edmilson, e o Estrela não conseguiria voltar a reagir, tirando disso proveito o Arouca que marcou por mais duas vezes. Primeiro, em nova recarga, desta feita de Javi Montero, após uma bola defendida pelo guardião da casa para o poste, e já em tempo de compensação, aos 90+1, por Bukia, com facilidade perante uma defensiva estrelista que já estava entregue ao seu infortúnio no encontro desta noite.

Com o robusto resultado alcançado, o Arouca alcançou a nona posição e precisamente o Estrela da Amadora – tal como o Casa Pia e o Boavista, que ainda disputarão os encontros relativos a esta jornada -, mantendo-se invicto desde a chegada de Daniel Sousa ao comando técnico.

90+1': Golo do Arouca! Andre Bukia, acabado de entrar, finalizou com facilidade após ter sido assistido por Cristo González que, tal como no golo anterior, aproveitou a desconcentração da defesa adversária para originar o golo.

Tempo adicional: 7 minutos.

87': Dupla substituição no Arouca, com as entradas de Yusuf Lawal e Pedro Santos pelas saídas de David Simão e Morlaye Sylla.

85': Dupla substituição no Arouca, com as entradas de Michel e Andre Bukia pelos lugares de Jason Remeseiro e Rafa Mújica.

80': Golo do Arouca! Javi Montero surgiu oportuno na recarga a defesa de Edmilson para o poste, confirmando o 3-1 e praticamente sentenciando o triunfo para os visitantes.

77': Golo do Arouca! Uma situação de ataque motivado perante defesa intranquila pelos acontecimentos recentes. Cristo González ultrapassou vários adversários e arriscou o remate, para defesa incompleta de Edmilson, permitindo a recarga certeira de Jason Remeseiro.

75': Cristo González desperdiça a grande penalidade que se seguiu, permitindo a defesa a Edmilson, guardião que havia entrado em jogo segundos antes e também afastou a recarga como pôde.

74': Dupla substituição no Estrela da Amadora, com as entradas de Edmilson e Kikas pelas saídas de Ronald e André Luiz.

O juiz João Pinheiro considerou agressão a ação de Wagner Dida, que após segurar um cruzamento tirado pela direita tocou a face de Rafa Mújica e provocou, por isso, penálti.

71': Cartão vermelho para Wagner Dida (Estrela da Amadora).

66': Substituição no Estrela da Amadora, com a entrada de Pedro Sá pela saída de João Reis.

66': Cartão amarelo para Morlaye Sylla (Arouca).

58': Dupla substituição no Estrela da Amadora, com as entradas de Manuel Keliano e Ronaldo Tavares pelas saídas de Vitó e Léo Jabá.

Tudo bem feito no golo do Arouca: tanto o cruzamento de Tiago Esgaio, de primeira, como a finalização clínica de Mújica.

47': Golo do Arouca! Rafa Mújica, que já havia visado a baliza adversária com sucesso na primeira parte - mas em falta - desta vez finalizou de forma válida e materializou uma reação da equipa visitante que já fazia por merecer a igualdade.

Início da segunda parte

O Estrela da Amadora inicia o segundo tempo em vantagem e com a posse de bola.

Intervalo! Estrela da Amadora 1, Arouca 0

A cabeçada fulminante de Kialonda Gaspar, no seguimento de uma boa entrada em jogo do Estrela da Amadora, vai decidindo a partida a favor dos tricolores ao intervalo. O Arouca procurou reagir e igualar e dispôs de boas situações para o fazer, uma primeira com bola no ferro por Jason Remeseiro, e depois com um tento invalidado a Rafa Mújica por carga sobre o guarda-redes do Estrela. Os visitantes não conseguiram, por isso, atirar a contar e tentarão fazê-lo nos segundos 45 minutos.

45+1: Tiago Esgaio surge na recarga a um bloqueio anterior na defesa do Estrela, mas atirou por cima.

Tempo adicional: 5 minutos.

40': Cartão amarelo para Rafa Mújica (Arouca).

39': O Arouca consegue colocar a bola no fundo das redes, numa disputa aérea entre Rafa Mújica e Wagner, mas o lance foi invalidado por carga do avançado espanhol sobre o guardião do Estrela.

32': O Arouca desta feita muito próximo do empate! Jason Remeseiro, que tem sido das unidades mais inconformadas dos visitantes, recebeu a bola descaído para a direita e atirou ao travessão, com a bola ainda a embater no relvado numa zona próxima da baliza, mas a não entrar.

31': André Luiz volta a criar perigo, mas a desperdiçar: bom movimento individual do brasileiro, de fora para dentro, antes de rematar à entrada da área, porém pouco por cima da trave.

29': O Estrela volta a visar a baliza adversária após o bom período inicial, que lhe valeu a obtenção do golo. Desta feita, Léo Cordeiro não conseguiu criar apuros à baliza adversária, atirando por alto.

27': Sem espaço para penetrar na área estrelista - Kialonda Gaspar está intratável até agora na liderança da defesa local - o Arouca procura utilizar a meia distância, por Morlaye Sylla. O remate do internacional pela Guiné Conacri saiu pouco por alto, mas sempre controlado por Wagner.

23': Novamente Cristo, mas também sem precisão na cobrança de um livre direto em zona frontal. A bola saiu muito por alto.

20': Primeira tentativa de reação do Arouca à desvantagem, mas sem perigo. Cristo González procurou o remate à entrada da área, mas fraco e à figura de Wagner.

12': Golo do Estrela da Amadora! Os tricolores adiantam-se no resultado através de canto batido pela direita por Jean Felipe para o coração da área e para a impulsão de Kialonda Gaspar, que se ergueu mais alto que toda a defesa visitante e lançou a festa na Reboleira.

5': Primeira situação de perigo do encontro, e logo flagrante! Bom trabalho de Léo Jabá pela direita, seguido de cruzamento preciso para a finalização de André Luiz, que rematou de primeira e pouco por cima quando se encontrava em posição para fazer melhor.

Início da partida!

A primeira posse de bola pertenceu ao Arouca, que se apresentou com o seu equipamento tradicional - camisola amarela e calções azuis - , tal como o Estrela da Amadora, de tricolor: vermelho, branco e verde.

Entram as duas equipas em campo, acompanhadas pelo hino do Estrela da Amadora.

As três equipas concluem o período de aquecimento no relvado do Estádio José Gomes; a equipa de arbitragem e o Arouca já recolheram aos balneários, ao passo que o Estrela ainda realiza exercícios no meio-campo que lhe é destinado.

A menos de meia hora do apito inicial, as bancadas do Estádio José Gomes já começam a mostrar-se bem compostas, situação de assinalar tendo em conta que a partida se realiza no serão de uma quinta-feira, perante temperaturas pouco convidativas. Ao que parece, a assistência na Reboleira não irá desiludir...

Treinador do Arouca: Daniel Sousa.

Suplentes do Arouca: João Valido, Yusuf Lawal, Trezza, Puche, Matías, Michel, Andre Bukia, Vitinho e Pedro Santos.

AROUCA: Ignacio de Arruabarrena, Bogdan Milovanov, Javi Montero, Nino Galovic e Bogdan Milovanov; Eboué Kouassi, Morlaye Sylla e David Simão (c); Cristo González, Jason Remeseiro e Rafa Mújica.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga); Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia; 4.º Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora); VAR: Rui Costa (AF Porto); AVAR: Nuno Manso (AF Braga).

Treinador do Estrela da Amadora: Sérgio Vieira.

Suplentes do Estrela da Amadora: Edmilson, Ronaldo Tavares, Gustavo Henrique, Pedro Sá, Manuel Keliano, Kikas, Ndour e Manuel Figueiredo.

ESTRELA DA AMADORA: Wagner Dida, Kialonda Gaspar, Erivaldo Almeida e Nkanyiso Shinga; Jean Felipe, Léo Cordeiro, Vitó e João Reis: Léo Jabá, Ronald Pereira e André Luiz.

Já há equipas iniciais!

O emblema que viaja desde a Serra de Freita entra em campo com apenas mais um ponto que o penúltimo classificado, dividido entre Vizela, Rio Ave e Gil Vicente, mas poderá terminar como nono classificado, em igualdade pontual precisamente com o seu adversário para esta noite, o Estrela, assim como Casa Pia e Boavista, que somam 16 pontos à entrada para a presente jornada.

O Arouca está também a atravessar bom momento, não tendo ainda sofrido qualquer desaire desde a mudança no comando técnico; a chicotada resultante da entrada de Daniel Sousa parece ter resultado em pleno, com duas vitórias e dois empates e a última derrota cada vez mais distante, há já mês e meio.... e a perspetiva de uma vitória na primeira visita da sua história ao Estádio José Gomes poderá possibilitar um apreciável salto na tabela classificativa. 

Face a esta capacidade de manter o coletivo estável apesar das condicionantes físicas que têm assolado o plantel, o emblema da Reboleira posiciona-se num tranquilo nono lugar e a somente dois pontos do sétimo classificado, o Famalicão, que esta sexta-feira terá uma complicada deslocação ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica.

Apesar de no espaço do último mês ter sido invariavelmente obrigado a introduzir alterações no seu onze inicial por força das lesões, que chegaram a ultrapassar a dezena de atletas e que atualmente rondarão as oito, o Estrela já não perde há mais de um mês, num encontro em que, na verdade, até empatou em tempo regulamentar, tendo sido derrotado após prolongamento pelo Vizela e consequentemente afastado da Taça de Portugal. No que a desaires em tempo regulamentar diz respeito, o Estrela não perde oficialmente há mais de mês e meio.

Estrela da Amadora e Arouca procurarão despedir-se do ano civil de 2023 com uma vitória. No caso dos tricolores, a confirmar-se, representaria o quarto encontro consecutivo sem perder, feito digno de registo tendo em conta o avolumado número de lesões que tem afetado o plantel estrelista.

O Estádio José Gomes, na Reboleira, recebe na noite desta quinta-feira (20.15 horas) um duelo inédito no futebol nacional: Estrela da Amadora e Arouca nunca antes se cruzaram a nível oficial e defrontam-se pela primeira vez num importante tira-teimas pela 15.ª jornada da Liga. A BOLA está no histórico recinto tricolor e seguirá, ao pormenor, o desenrolar do desafio. Fique pela nossa companhia!

Boa noite!