Estreia para esquecer de Fernando Santos na Polónia

Euro 2024 Estreia para esquecer de Fernando Santos na Polónia

INTERNACIONAL24.03.202321:48

Fernando Santos estreou-se esta sexta-feira ao leme da Polónia com uma derrota por 1-3 na visita à capital checa e ao Fortuna Arena, casa do Slavia de Praga, diante da Rep. Checa, em jogo da 1.ª jornada do Grupo E de qualificação para o Campeonato da Europa da Alemanha-2024.

Um início de jogo desastroso para os polacos na estreia do treinador português e ex-selecionador nacional no banco da seleção do país do leste europeu: aos 3’ já perdiam por 0-2.

Aos 28 segundos (!) de jogo, lançamento de linha lateral de Coufal apanhou a defesa polaca distraída e Krejci cabeceou para o 1-0; ainda não eram decorridos mais três minutos e já Cvancara, numa vistosa finalização, dava o melhor seguimento a centro de Jurasek e aumentava para 2-0 para a Rep. Checa, para desespero de Fernando Santos.

Kuchta aumentou a vantagem dos anfitriões para 3-0 aos 64’, e foi já nos minutos finais (87’) que Damian Szymanski atenuou a derrota polaca (1-3), na estreia de Fernando Santos e da Polónia no Grupo E de qualificação para o Europeu da Alemanha-2024.

Num jogo dirigido pelo árbitro grego Tasos Sidiropoulos, Fernando Santos – terceiro estrangeiro a orientar a Polónia, após Leo Beenhakker e… Paulo Sousa - apresentou o onze em 4x2x3x1: Szczesny; Cash (Gumny, 9), Bednarek, Kiwlor e Frankowski; Linetty (Damian Szymanski, 76) e Karbownik (Skoras, 46); Sebastian Szymanski (Zalewski, 64), Zielinski e Bielik (Swiderski, 46); Robert Lewandowski (capitão).

Já o selecionador checo, Jaroslav Silhavy, apresentou os anfitriões em 3x4x3: Pavlenka; Holes, Brabec e Krejci; Coufal (Doudera, 70), Král, Soucek (capitão) e Jurásek (Zeleny, 89); Cvancara (Chytil, 64), Hlozek (Cerny, 89) e Kuchta (Barak, 70).