Estoril-Sporting: oportunidade pela sobrevivência perante a consagração do campeão
Viktor Gyokeres, entre vários jogadores do Estoril em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Estoril-Sporting: oportunidade pela sobrevivência perante a consagração do campeão

NACIONAL11.05.202408:00

Canarinhos procuram selar a manutenção na Liga...mas até podem entrar em campo com o objetivo consumado; leões disputarão o primeiro encontro após terem conquistado o título, marcaram sempre e até têm um possível recorde em vista

A pressão natural de quem batalha para permanência contra o entusiasmo de quem já garantiu o seu objetivo. Será esta a tónica para o embate entre Estoril e Sporting, a realizar hoje, pelas 18 horas: os canarinhos podem concretizar o seu objetivo, de forma automática com um triunfo, ao passo que os leões chegam à Amoreira em clima de festa…mas apontados à maior pontuação possível.

No futebol, existem poucas garantias, mas uma das que parece persistir na edição 2023/2024 da Liga é a de que o Sporting marca sempre pelo menos um golo – assim aconteceu nas 32 rondas já realizadas da Liga. Desta forma, as probabilidades apontarão para que os leões finalizem na Amoreira…o que promete complicar a vida ao Estoril.

O recinto do emblema da Linha de Cascais promete, na sua larga maioria, vestir-se de verde e branco, em função da festa que perdura desde domingo, dia em que o Sporting confirmou a conquista do título nacional. Face a esta onda de entusiasmo, foi sem surpresa que os cinco mil espectadores de lotação se revelassem insuficientes para tanta procura e o reduto estorilista passasse a casa cheia.

Um jogo de consagração, a pouco quilómetros de Lisboa, com clima e horário sugestivos – perspetivas de céu pouco nublado e 19 graus pela hora do início da partida - convida a um jogo de festa, no qual os adeptos sportinguistas aclamarão os seus horários e até poderão testemunhar a coroação de mais alguns campeões, assim Rúben Amorim o entenda…

O Estoril procurará não perder o controlo do seu fator casa, mas aguardará dificuldades: afinal, a temporada de êxito dos verdes e brancos manifesta-se também na segurança patenteada nos jogos realizados fora de casa, entre os quais apenas perdeu apenas dois nesta Liga.

O Sporting não conhece qualquer derrota como visitante desde dezembro, mais precisamente desde a deslocação a Guimarães, onde foi derrotado pelo Vitória local (3-2) na já distante…13,ª jornada. A partir daí, seguiu triunfal rumo…ao título nacional.

ESTORIL

À entrada para a 33.ª jornada do campeonato, o Estoril necessita de três pontos para selar a manutenção…mas pode nem sequer necessitar de os fazer: um par de horas antes, o Portimonense defronta o Rio Ave e, caso falhe no propósito de vencer a partida, oferece de presente a permanência aos canarinhos. Ainda assim, estes pretendem realizar uma despedida perfeita do calor dos seus adeptos, com três pontos conquistados: e que maior incentivo que derrotar o campeão, recentemente coroado?

Onze provável do Estoril: Marcelo Carné, João Basso, Pedro Álvaro e Bernardo Vital; Wagner Pina, Vinícius Zanocelo, Michel Costa e Rodrigo Gomes, Rafik Guitane, João Marques e Cassiano.

Lesionados: Erick Cabaco, Jordan Holsgrove e Tiago Araújo

Mateus Fernandes está cedido pelo Sporting e impedido de defrontar o clube ao qual está ligado

O que disse Vasco Seabra (treinador do Estoril):

«Podemos sempre ver as coisas dos dois lados. Nós olhamos mais para as coisas que podemos fazer, temos de estar no limite das nossas capacidades. Somos competentes, competitivos, temos de ser agressivos e sentimos que vai ser um grande jogo e queremos que os nossos adeptos nos consigam apoiar»

A figura: Rafik Guitane

Terminará a época como um dos jogadores mais valorizados do plantel estorilista. Um dos mais utilizados – apenas foi rendido pelo jovem Fabrício Garcia – em toda a temporada, deverá recuperar naturalmente o lugar no onze em virtude da importância da partida…e das suas características de desequilbrador – é o futebolista com mais duelos ganhos em 1x1 em todo o campeonato. Pode, por isso, desbloquear a partida frente a um adversário poderoso.

SPORTING

Os leões ainda vivem tempos de festa, iniciados este domingo com a confirmação do título nacional, seguidos de fartas celebrações em Alvalade e, claro está, na rotunda do Marquês de Pombal, a partir do momento em que o Benfica foi derrotado em Famalicão, validando asim o estatuto de campeão aos leões, que na véspera haviam derrotado, com clareza, o Portimonense (3-0).

Onze provável do Sporting: Diogo Pinto; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves.

Lesionados: Adán e Franco Israel.

Castigado: Marcus Edwards.

O que disse Rúben Amorim (treinador do Sporting):

«Todos os objetivos que são possíveis, nós dizemos aos jogadores para ver se conseguimos fazer mais e melhor. Agora, o número de vitórias é importante, o número de pontos, porque é marcante num clube como o Sporting. E, acima de tudo, preparar o próximo troféu e a próxima época»

Figura – Viktor Gyokeres

A figura atual e omnipresente em toda a temporada, já coroada com o título nacional para os leões – e que pode ainda garantir uma dobradinha…Já ultrapassou as quatro dezenas de golos em todas as competições e, tal como a própria equipa, tem o número 28 como objetivo: tem 27 golos marcados e a equipa soma atualmente 26 vitórias na prova com duas jornadas por disputar, podendo como tal chegar aos 28 triunfos. Face a isto, parece morrer a ideia de que, desportivamente, este encontro nada traz aos leões ou ao sueco…