Estoril-FC Porto: À terceira, o dragão não quis deixar dúvidas
No terceiro embate entre Estoril e FC Porto, os dragões impuseram-se com firmeza, goleando por 4-0 e qualificando-se, assim, para os quartos de final da Taça de Portugal
Ao terceiro embate entre Estoril e FC Porto, desta feita os dragões não deixaram os canarinhos sonhar com nova surpresa, com uma prestação de domínio praticamente desde os instantes iniciais que se foi adensando muito graças à inspiração de Evanilson, que na noite da Amoreira foi, na verdade…Trivanilson, apontando aos 24 e 31 minutos os golos que permitiram ao dragão chegar ao intervalo com uma vantagem de 2-0 e já na segunda parte, aos 56’, a chegar ao terceiro golo…e hat-trick pessoal.
Evanilson constituiu o destaque da noite ao protagonizar um golo de belíssimo efeito aos 24’, dominando a bola com o peito e direcionando-a para um remate de pronto e sem possibilidades de defesa para Dani Figueira. Não satisfeito, o brasileiro voltou a levar a melhor perante o guardião estorilista aos 31’, na transformação de uma grande penalidade cometida por Mangala sobre Francisco Conceição. O FC Porto não deixava margem para dúvidas e…Evanilson também não.
Desta forma, o 30 portista chegou ao hat-trick aos 56’, finalizando uma jogada bem desenhada na área contrária e o FC Porto ainda chegaria ao 4-0 vinte minutos depois, por Galeno, que foi lançado em velocidade e ainda conseguiu contornar Dani Figueira para entrar na lista de marcadores.
Ao contrário do que havia sucedido a 3 de novembro, quando surpreendeu em pleno Dragão com um triunfo por 1-0 pela Liga, e a 6 de dezembro, data em que se impôs perante os azuis e brancos por 3-1 de forma a qualificar-se para a final four da Taça da Liga, o Estoril não conseguiu levantar oposição aos portistas e estes confirmaram não só a sua superioridade como a presença nos quartos da Taça de Portugal.
Final da partida. Estoril 0, FC Porto 4.
Tempo adicional: 2 minutos.
82': Dupla substituição no FC Porto, com as entradas de Jorge Sánchez e André Franco pelas saídas de Wendell e Pepê.
81': O Estoril ficou próximo de entrar no marcador por João Carlos, que se enquadrou com a baliza mas não evitou uma excelente defesa de Diogo Costa.
80': O setor respetivo ao Gruppo, a claque afeta ao Estoril, simulou a celebração de um golo como augúrio, mas Bernardo Vital cabeceou por cima.
78': Substituição no FC Porto, com a entrada de Gonçalo Borges pela saída de Galeno.
76': Golo do FC Porto! Galeno foi lançado em velocidade e dispôs de espaço para fazer o que quis, ultrapassando Dani Figueira e atirando para golo, mesmo com defensores do Estoril a procurarem servir de barreira.
72': Dupla substituição no FC Porto, com as entradas de Iván Jaime e Toni Martínez pelas saídas de Nico González e Evanilson.
70': Substituição no Estoril, com a entrada de Tiago Araújo pela saída de Rodrigo Gomes.
67': Dupla substituição no Estoril, com as entradas de Bernardo Vital e João Carlos pelas saídas de Eliaquim Mangala e Cassiano.
65': Demasiada cerimónia levou a que o FC Porto não confirmasse o quarto golo .
63': Depois de período de domínio absoluto do FC Porto, o Estoril voltou aos remates, mas sem perigo: Volnei encontrava-se em missão ofensiva e tentou a sorte, mas atirou por cima.
59': FC Porto perto do 4-0! Canto bem batido para a pequena área do Estoril, mas Dani Figueira surgiu com boa intervenção a evitar males maiores para os visitados, negando o golo a Fábio Cardoso.
56': Golo do FC Porto! Evanilson está em noite inspirada e chegou ao terceiro da conta pessoal. Tudo bem feito na área adversária, com uma tabela conduzida até amortie de Wendell para a finalização sem mácula do brasileiro.
54': Galeno recebeu na área e trabalhou bem perante a defesa estorilista, mas voltou a pecar na finalização.
53': Cartão amarelo para Nico González (FC Porto).
49': Cartão amarelo para Pedro Álvaro (Estoril).
O selecionador nacionaç, Roberto Martínez, encontra-se a assistir ao encontro na tribuna no Estádio António Coimbra da Mota, na companhia do presidente da FPF, Fernando Gomes, e do presidente do Estoril, Ignacio Beristain.
Recomeça a partida!
Dupla substituição no Estoril Praia, com as entradas de Jordan Holsgrove e Rafik Guitane pelas saídas de Koba Koindredi e João Marques.
Intervalo: Evanilson encaminha a eliminatória para o dragão
O FC Porto vence por 2-0 ao intervalo e a superioridade portista não merece discussão: os azuis e brancos entraram a dominar, com o Estoril ainda a esboçar um par de respostas até Evanilson aparecer como protagonista, abrindo o marcador com um golo de belíssimo efeito aos 24 minutos e ainda bisou aos 31', convertendo uma grande penalidade que castigou derrube de Mangala a Francisco Conceição.
45+2': Última situação de finalização para o FC Porto, por Nico González, que aproveitou uma bola que pingava na área do Estoril para tentar a sua sorte, mas por cima.
45+1': Cartão amarelo para João Marques (Estoril).
Tempo adicional: 2 minutos.
45': Jogo parado por instantes por queixas de João Marques, que de pronto se levantou e dispensou assistência.
41': O Estoril volta a atacar a baliza portista, mas sem perigo, por João Marques, que atirou ainda a partir do exterior da área, mas ainda a razoável distância da baliza à guarda de Diogo Costa.
36': Francisco Conceição desperdiça muito boa oportunidade para avolumar o resultado ao conseguir isolar-se e picar a bola perante a saída de Dani Figueira, porém colocando a bola ao lado da baliza dos visitados.
35': O FC Porto continua próximo do terceiro golo e é Pepê quem remata, por pouco, ao lado.
31': Golo do FC Porto! Evanilson assinou o bis através de penálti clássico: bola para um lado, guarda-redes para o outro.
Grande penalidade confirmada.
29': Penálti para o FC Porto! Mangala derrubou Francisco Conceição no limite da grande área. O lance está a merecer revisão do VAR, para aferir se a falta foi cometida dentro ou fora da área do Estoril.
27': O FC Porto quase aumenta a vantagem por Alan Varela, que atira por cima quando se encontrava em boa posição após a bola ter chegado ao seu alcance proveniente de uma (boa) intervenção de Dani Figueira.
24': Golo do FC Porto! Um golaço de Evanilson, que recebeu com o peito um passe longo de Pepe com esse movimento se livrou da marcação que lhe era imposta por Pedro Álvaro e Volnei, não deixando a bola cair no relvado e atirando forte para a abertura do marcador. Excelente gesto técnico do brasileiro.
22': Desta foi Francisco Conceição quem encontrou espaço para rematar na diagonal, mas a sua tentativa saiu demasiado por alto e ao lado da baliza estorilista.
19': Evanilson trabalha bem na área estorilista e armou o remate, mas ainda assim torto.
12': O Estoril não quis ficar atrás e Diogo Costa também teve de mostrar serviço na baliza azul e branca, opondo-se bem ao remate rasteiro de Heriberto Tavares. A bola sobrou para o aparecimento de João Marques, que apareceu na passada, mas a bola saiu por alto.
10': Boa ocasião para os dragões abrirem o marcador. João Mário surgiu em zona adiantada, enquadrado com a baliza e atirou forte para defesa segura de Dani Figueira.
6': O Estoril afastou a pressão e até conseguiu rematar com relativo perigo por Cassiano, com o seu remate a desviar num defensor e a proporcionar o primeiro canto para a equipa da casa, sem perigo.
5': FC Porto começa o jogo com domínio territorial e uma sucessão de cantos, aos quais o Estoril foi sobrevivendo. O último foi aquele que mais perigo proporcionou, mas Pedro Álvaro surgiu atento a cortar de cabeça.
Começa a partida!
Estoril e FC Porto já estão no relvado e já tiraram as tradicionais fotos, com onzes alinhados. Os capitães vão escolhendo o campo...e quem dará o pontapé de saída para esta eliminatória.
As duas equipas já terminaram o aquecimento e regressaram aos balneários. O encontro irá iniciar-se dentro de menos de dez minutos.
A principal novidade no onze dos dragões passa pela titularidade de Nico González, que não era primeira escolha desde...20 de outubro, em duelo também válido pela Taça de Portugal, ante o Vilar de Perdizes pela 3.ª eliminatória da competição.
Fábio Veríssimo será o juiz da partida e será assistido por Pedro Martins e Hugo Marques. O quarto árbitro é Flávio Duarte e na Cidade do Futebol estarão Cláudio Pereira como VAR e Tiago Costa como AVAR, respetivamente.
Relativamente à igualdade verificada no Bessa, o FC Porto promove quatro alterações, fazendo entrar Alan Varela (que cumpriu castigo no encontro anterior) e Nico González para o meio-campo, assim como Francisco Conceição e Galeno para as alas ofensivas.
Suplentes do FC Porto: Samuel Portugal, Jorge Sánchez, Zé Pedro, Marko Grujic, Iván Jaime, André Franco, Gonçalo Borges, Danny Namaso e Toni Martínez.
FC PORTO: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe (c) e Wendell; Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição e Galeno; Pepê e Evanilson.
Suplentes do Estoril: Marcelo Carné, Bernardo Vital, Raúl Parra, Tiago Araújo, Jordan Holsgrove, Michel, Rafik Guitane, João Carlos e Alejandro Marqués.
ESTORIL: Dani Figueira (c), Volnel Feltes, Pedro Álvaro e Eliaquim Mangala; Wagner Pina, Mateus Fernandes, Koba Koindredi e Rodrigo Gomes; Heriberto Tavares, João Marques e Cassiano.
Já há onzes!
O FC Porto procura também regressar aos triunfos depois de ter empatado o dérbi da Cidade Invicta com o Boavista (1-1), na passada sexta-feira, de forma a voltar a momentos mais positivos. Há também este trauma de duas derrotas frente a este adversário para ultrapassar - apenas Benfica e Barcelona alcançaram feito semelhante na presente temporada.
No que respeita aos dragões, apenas encaram a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal como único desfecho possível - caíram da Taça da Liga precisamente neste palco, o Estádio António Coimbra da Mota, e encontram-se atualmente no terceiro posto da Liga, atrás dos rivais Sporting e Benfica, líder e vice-líder, respetivamente. A Taça de Portugal será, por isso, um objetivo do qual os azuis e brancos não abdicarão e tudo farão para não o perder já em janeiro.
O emblema da Linha de Cascais, que há apenas quatro dias foi goleado pelo Sporting em Alvalade (5-1), procura alcançar a proeza de derrotar o FC Porto por três vezes na mesma época...e para diferentes competições: 1-0 pela Liga, no Dragão, e 3-1 pela Taça da Liga, na Amoreira. Uma vitória neste embate levaria o Estoril a afastar os dragões de duas competições, dado que o triunfo pela Taça da Liga, em dezembro, garantiu de imediato a passagem dos canarinhos para a final four da competição, na qual defrontará o Benfica na meia final.
Estoril e FC Porto disputam esta noite, pelas 20.45 horas, um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal. A BOLA irá acompanhar cada momento do desafio, em permanência.
Siga o jogo aqui.
Boa noite!