26 março 2025, 20:18
Hermoso tem o objetivo de regressar à seleção espanhola e defrontar Portugal
Campeã do mundo pela Espanha quer ultrapassar a polémica com Rubiales e voltar a jogar pelo seu país, já neste duplo confronto com os portugueses
Selecionadora justifica escolha; elogia Seleção Nacional e espera dificuldades
A ausência de Jenni Hermoso é a principal nota na lista de convocadas da selecionadora espanhola Montse Tomé para os dois jogos de qualificação para a Liga das Nações Feminina, contra Portugal, a 4 e 8 de abril, onde consta a avançada do Benfica Cristina Martín-Prieto.
Hermoso, campeã do mundo pela Espanha, não é convocada para a seleção desde 10 de outubro de 2024, e está envolvida na polémica do beijo com o ex-presidente da federação, Luis Rubiales.
Tomé valorizou a melhoria de Jenni Hermoso «no último mês», mas questionada sobre a sua ausência da lista, considerou que a jogadora, que tinha expectativa de ser chamada, ainda «não está entre as melhores» e, por isso, não a incluiu na equipa principal espanhola para os jogos da Liga das Nações Feminina contra Portugal.
«A Jenni foi e é uma jogadora importante. No último mês, o seu desempenho em campo evoluiu. Já o disse muitas vezes: não há portas fechadas para nenhuma jogadora. Mas o meu trabalho é tentar escolher os melhores em função das nossas necessidades», disse.
26 março 2025, 20:18
Campeã do mundo pela Espanha quer ultrapassar a polémica com Rubiales e voltar a jogar pelo seu país, já neste duplo confronto com os portugueses
Em relação aos dois jogos contra Portugal, disse que quer terminar o grupo em primeiro lugar e passar à fase seguinte. «Portugal é uma equipa muito competitiva e tem vindo a reinventar-se. Fizeram jogos muito bons contra boas equipas: empataram com a Inglaterra e venceram a Bélgica. A equipa é uma mistura de diferentes ligas e vai exigir o máximo de nós» afirmou Tomé.
Lista de convocadas:
Guarda-redes: Cata Coll (Barcelona), Adriana Nanclares (Athletic Club) e Eunate Astralaga (Eibar).
Defesas: Sheila García (Real Madrid), Jana Fernández (Barcelona), Olga Carmona (Real Madrid), Leila Ouahabi (Manchester City), Irene Paredes (Barcelona), Laia Aleixandri (Manchester City), María Méndez (Real Madrid) e Berta Pujadas (Levante Badalona).
Médias: Patri Guijarro (Barcelona), Aitana Bonmatí (Barcelona), Vicky López (Barcelona), Alexia Putellas (Barcelona) e Maite Zubieta (Athletic Club).
Avançadas: Mariona Caldentey (Arsenal), Athenea del Castillo (Real Madrid), Salma Paralluelo (Barcelona), Claudia Pina (Barcelona), Esther González (Gotham), Maca Portales (Levante Badalona) e Cristina Martín-Prieto (Benfica).
Cada convocatória de Espanha costuma estar associada a um tema e esta não foge. Como a Espanha vai receber Portugal em Vigo, o mar é o tema. Os nomes das convocadas foram ditos por mulheres do mar locais: a mariscadora María Dolores Álvarez, a arrastadeira Pilar Nogueira, a capitã Marta Franco e a peixeira María Muíños. A praia de Moaña, o porto e o mercado de peixe foram os palcos escolhidos para dar a conhecer os 23 nomes das internacionais.
O primeiro encontro destá marcado para o Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, dia 4 de abril (19h45), enquanto o segundo será a 8 de abril, em Vigo, Espanha, no Estádio Balaídos (18h locais).