É na ex-mansão de CR7 que Pogba aguarda… dois anos de suspensão
Foto Imago

É na ex-mansão de CR7 que Pogba aguarda… dois anos de suspensão

INTERNACIONAL02.11.202317:10

Processo sobre alegado uso de doping pelo internacional francês da Juventus deverá conhecer uma decisão na próxima semana. Impedido de treinar-se com a equipa, é na ‘villa’ onde Cristiano Ronaldo viveu entre 2018 e 2021 que Pogba procura manter a forma com a ajuda dum 'personal trainer'

É na villa nas colinas de Turim onde Cristiano Ronaldo viveu entre julho de 2018 e agosto de 2021 que Paul Pogba aguarda ansiosamente pela decisão da justiça italiana relativamente ao uso de substância dopante.

O médio da Juventus, recorde-se, acusou positivo num teste antidoping, cujo resultado, conhecido a 11 de setembro, evidenciou níveis de testosterona acima do limite legal. O controlo foi efetuado a 20 de agosto, após o jogo com a Udinese, da 1.ª jornada da Serie A, duelo em que o internacional francês nem sequer foi utilizado.

Foto Imago

Pogba pediu contra-análise e… o resultado foi o mesmo. Agora, 50 dias após conhecer o resultado das primeiras análises e 26 dias depois da contra-análise, o internacional francês continua suspenso preventivamente, situação que na próxima semana deverá alterar-se.

Com a possibilidade de recorrer já à audiência única no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de Lausana posta de parte, uma vez que necessitaria de luz verde da Agência Mundial Antidoping (AMA), que já se afirmou contrária à hipótese, Paul Pogba terá de enfrentar um processo judicial-desportivo no qual incorre numa suspensão de dois a quatro anos (neste último caso, se se confirmar que consumiu de forma consciente e com intenção a substância proibida).

A lei italiana prevê, porém, uma série de situações em que a pena poderia ser reduzida, por exemplo, em caso de admissão das próprias responsabilidades. Mas nunca abaixo da suspensão de dois anos por isso o receio mais concreto seria uma suspensão de dois anos. 

Foto Imago

Ao médio da Juventus restam agora dois caminhos: ou chega a acordo com a procuradoria antidoping italiana (sendo sempre necessária aprovação da AMA), o que poderia reduzir de quatro para dois anos a pena inicialmente solicitada pela procuradoria; ou arrisca tudo em julgamento no Tribunal Nacional Antidoping (TNA). No primeiro caso, o do acordo, deixa de haver qualquer possibilidade de recurso; no segunda, qualquer decisão do TNA é passível de recurso para o TAD. 

Segundo o calendário judicial italiano, a investigação tem de estar concluída até segunda-feira, altura em que a procuradoria apresentará acusação, tendo depois Pogba 20 dias para tentar acordo ou optar por julgamento. Se a opção for ir a tribunal, a audiência será marcada em 40 dias.

D.R.

A LUXUOSA ‘VILLA’ ONDE POGBA AGUARDA A DECISÃO

Enquanto aguarda pelo desfecho é na propriedade que adquiriu a Cristiano Ronaldo que Paul Pogba vai mantendo a forma com a ajuda de um personal trainer e fazendo uso do ginásio de última geração, das piscinas e dos grandes jardins, uma vez que está impedido de treinar-se com os restantes companheiros na Juventus.

Trata-se de uma luxuosa propriedade nas colinas que rodeiam Turim, mais propriamente no Corso Alberto Picco, a poucos passos da Piazza Gran Madre, e que é composta por duas villas adjacentes, com entradas separadas e rodeadas por um imenso parque privado de onde se pode desfrutar de uma vista espetacular sobre a cidade. 

São mais de mil metros quadrados construção, com cerca de 300 m2 de jardim, contando com 10 quartos, banho turco, sauna e spa. Conta ainda com uma grande garagem – Pogba partilha com CR7 a paixão por carros de luxo e de alta cilindrada – ligada à casa por elevador. Além disso, tem ainda dois apartamentos no piso térreo para uso exclusivo do pessoal de serviço.