E esta, hein? Líder Roménia surpreendeu no grupo E (crónica)
Eslováquia-Roménia (IMAGO / Jan Huebner)

Eslováquia-Roménia, 1-1 E esta, hein? Líder Roménia surpreendeu no grupo E (crónica)

INTERNACIONAL26.06.202419:15

Empate com a Eslováquia bastou para os romenos assumirem a lidernaça do grupo que ainda era composto por Bélgica e Ucrânia

É a grande surpresa deste Euro 2024: a Roménia terminou no primeiro lugar do Grupo E, grupo esse que eram composto por Bélgica, Eslováquia e Ucrânia. O feito histórico dos romenos foi possível graças ao empate obtido, esta quarta-feira, na última jornada da fase de grupos, contra a Eslováquia.

A tarefa da Roménia era simples: para passar à próxima fase, bastava não perder contra a Eslováquia. O primeiro lugar, esse já estaria dependente do resultado do Ucrânia-Bélgica. Mas vamos por partes, apesar do início muito intenso em que a Eslováquia esteve por cima, a primeira grande ocasião foi dos romenos. Aos 11 minutos de jogo, Ratiu testou os reflexos de Dubravka que defendeu bem o remate do lateral.

O jogo esfriou, apesar do calor que se fazia sentir em Frankfurt, e esfriou também a vontade dos romenos. Aos 24 minutos, os dois centrais da Roménia deixaram que Ondrej Duda se desmarcasse na área para receber o cruzamento de Kucka. O médio foi às alturas e cabeceou de forma certeira para bater Nita, que pouco podia fazer neste lance.

A derrota não servia aos interesses dos romenos e o golo foi o mote para que começasse a reação. Numa altura em que o conjunto de Edward Iordanescu estava por cima do jogo, Hagi foi derrubado na área da Eslováquia sendo, posteriormente e após análise do VAR, assinalada grande penalidade para a Roménia. Na marca dos onze metros, Razvan Marin (37') não tremeu e restableceu a igualdade de forma irrepreensível.

O calor que se fazia sentir na primeira parte, deu lugar à forte chuva quando se iniciou o segundo tempo. Ainda assim, a chuva não esfriou a vontade dos jogadores. A Eslováquia ia insistindo pelo lado esquerdo onde Haraslín, um dos melhores em campo, causava muitas dificuldades aos defesas romenos. Do outro lado, Razvan Marin e Dragus tiveram, no mesmo minuto, duas belas oportunidades para fazera reviravolta, mas acabaram por esbarrar em Dubravka e na barra da sua baliza, respetivamente.

Nita também fez a sua parte e negou, por várias vezes, o golo aos eslovacos. O resultado não sofreu mais alterações e estava confirmada a grande surpresa do Euro com a Roménia a liderar o grupo à frente da poderosa Bélgica, que não foi além do nulo contra a Ucrânia. O empate também acabou por servir aos interesses da Eslováquia que, desta forma, qualificou-se como um dos melhores terceiros lugares.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer