ANTEVISÃO E. Amadora–Portimonense: amadorenses querem mudar a história, algarvios procuram fazer história
Amadorenses procuram pôr termo a série de sete jogos sem vencer, algarvios pretendem triunfar na Reboleira pela primeira vez, na sétima visita ao recinto estrelista
Estrela da Amadora e Portimonense marcam encontro esta sexta-feira, pela abertura da 21.ª jornada da Liga e com as suas ambições em comum: vencer e escapar aos lugares de despromoção (direta ou play-off).
Os dois conjuntos ocupam lugares incómodos, com o Estrela em posição mais debilitada, ocupando a 16.ª e antepenúltima posição, com 18 pontos (os mesmos que o Rio Ave) e a cumprir uma série de sete jogos sem vencer, iniciada há quase dois meses e que inclui três derrotas e quatro empates entre as 14.ª e 20.ª jornadas.
No lado do emblema de Portimão, o panorama é ligeiramente mais agradável…mas não muito mais: três lugares acima (13.º posto) e mais três pontos conquistados (21), num percurso irregular, que tem alternado vitórias com derrotas, esperando recuperar da melhor forma da derrota frente ao Arouca (2-1), na passada jornada.
Um confronto que Sérgio Vieira, técnico dos tricolores, espera que seja equilibrado e que ilustre a evolução que a sua equipa tem atravessado nas últimas semanas. «Daqui para a frente, vamos estar muito mais fortes e com aquela energia que tivemos quando, na época passada, perdemos o lugar de acesso direto à Liga. Aí é que se viu a alma, pois conseguimos unir forças e regressar à Liga, 14 anos depois. Daqui até maio, vai ser a mesma lógica», anteviu.
Já Paulo Sérgio, responsável pelos algarvios, lamentou a derrota na jornada anterior, ante o Arouca, e prometeu uma reação à altura. «Foi uma grande infelicidade, temos ocasiões de golo limpas e cometemos dois erros evitáveis. É sempre na perspetiva de evoluir, de fazer crescer, de trabalhar em cima desse tipo de erros, para que eles não surjam quando a bola começar a rolar», transmitiu.
De salientar que este será o terceiro embate entre as duas equipas, que iniciaram a temporada a defrontar-se pela 1.ª eliminatória da Taça da Liga (3-1 para o Portimonense), seguido de outro embate em solo algarvio, no início de setembro e pela 4.ª jornada da Liga, que terminou com uma igualdade (1-1).
O histórico entre os dois conjuntos apresenta um fator particularmente importante: o Portimonense nunca venceu na Reboleira, em seis tentativas. De resto, o Estrela da Amadora venceu cinco dessas partidas, sendo que o melhor resultado alcançado pelos algarvios na casa amadorense foi uma igualdade (1-1), há mais de 32 anos, mais precisamente em dezembro de 1991 e quando as duas equipas militavam na denominada 2.ª Divisão de Honra.
Onze provável do Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Johnstone Omurwa, Pedro Mendes e Kialonda Gaspar; Jean Felipe, Aloísio Souza, Léo Cordeiro e Nilton Varela; Kikas, Léo Jabá e Rodrigo Pinho.
Onze provável do Portimonense: Kosuke Nakamura, Igor Formiga, Filipe Relvas, Pedrão e Moustapha Seck; Steve Mvoué, Lucas Ventura e Carlinhos; Rodrigo Martins, Sylvester Jasper e Hildeberto Pereira.