Duarte Gomes analisa a arbitragem do Olivais e Moscavide-Sporting
Um erro entre muitos acertos
Hélder Carvalho, árbitro de 30 anos, dirigiu o CD Olivais e Moscavide/Sporting CP, que ontem se disputou na Reboleira.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
2' A bola tocou no árbitro, que estava na trajetória de passe entre jogadores do Sporting. Uma vez que essa ficou depois na posse da equipa adversária, o jogo foi interrompido e recomeçado com lançamento de bola ao solo para um jogador da equipa de Alvalade. Tudo certo (menos a colocação do árbitro).
8' Fresneda teve toda a intenção de pontapear a bola, mas Ricardo Cabral antecipou-se e acabou por ser atingido pelo pé direito do espanhol. O contacto foi faltoso e bem punido com pontapé de penálti para o Olivais e Moscavide.
12' Evenilton arriscou a advertência quando, em movimento de rotação para proteger a posse de bola, atingiu o rosto de Fresneda com a mão esquerda. O árbitro entendeu que a infração foi apenas imprudente. Aceita-se a análise, no limite.
14' Pedro Gonçalves desarmado de forma legal na área adversária por Ricardo Cabral, que tocou na bola e não cometeu infração passível de pontapé de penálti.
15' Primeiro cartão amarelo da partida mostrado a Pedro Gonçalves, após protestar decisão do árbitro em punir infração de Matheus Reis. Decisão correta.
21' Rasteira dura, por trás, de St. Juste sobre Itallo. Risco de advertência, em lance bem gerido sem sanção disciplinar.
36' Há uma diferença significativa entre cair após abordagem legal a um lance, colocando uma ou as duas mãos em apoio para o embate no solo (é um instinto natural numa queda) e projetar-se em salto para a frente de um remate à baliza, de forma a crescer e a fechar o ângulo de remate. O que João Varela fez foi, na verdade, uma defesa e, naquelas circunstâncias, essas só são permitidas aos guarda-redes nas suas áreas. Apesar da bola ter até desviando antes no seu corpo, a abordagem do jogador da casa foi imprudente e devia ter sido sancionada com pontapé de penálti. Sem vídeo árbitro é muito mais difícil acertar tudo.
43' Evenilton chegou tarde e derrubou Marcus Edwards de forma muito evidente. O pontapé de penálti foi bem assinalado pelo árbitro da partida.
45+2' Evenilton foi bem advertido após empurrar ostensivamente Paulinho, impedindo jogada prometedora conduzida pelo adversário.
47' Neto saltou bem alto, de cotovelo em riste, atingindo a cabeça de Itallo de forma notoriamente negligente. A infração foi evidente, evitável e tinha que ser sancionada com cartão amarelo.
50' Edwards pontapeou a perna de Itallo, cometendo falta francamente negligente. Foi bem advertido pelo árbitro da AF Santarém.
53' Golo legal do Sporting, sem fora de jogo em três momentos: Paulinho partiu de posição legal no início da jogada; depois Edwards, que cabeceou à barra, também esteve sempre em posição regular; por fim, o momento de análise mais difícil, relativamente à posição de Pedro Gonçalves: quando Geny rematou, o avançado estava em posição de fora de jogo e muito perto de Rúben Gonçalves, mas à sua direita e sem se mover. O remate partiu da esquerda e o guarda-redes do O. Moscavide viu toda a trajetória da bola. Não houve nenhuma interferência ativa de Pote. Muito bem o árbitro assistente ao validar lance muito difícil de avaliar.
62' Amarelo bem mostrado a Daniel Bragança, após entrada negligente sobre Vasco Garcia.
63' Novamente bem o árbitro assistente em dois momentos: primeiro a validar a posição legal de Trincão, depois a confirmar que Edwards estava atrás da linha da bola quando o passe saíu. O lance quase resultou em golo.
79' Joãozinho foi advertido corretamente, após agarrar/puxar os calções de St Juste, incorrendo em claro comportamento antidesportivo.
90' Cartão amarelo bem mostrado a Geny após rasteirar de forma negligente Ricardo Cabral.
90+3' Caroço cabeceou ao poste da baliza de Franco Israel mas partindo de posição ilegal, bem assinalada pelo árbitro assistente.
Nota - 5