Dragões de volta a um palco mágico 

FC Porto Dragões de volta a um palco mágico 

NACIONAL05.08.202314:44

O FC Porto tem alargado o seu domínio na Supertaça Cândido de Oliveira e a passagem pelo Municipal de Aveiro tem contribuído largamente para essa capacidade de afirmação perante os maiores rivais. Nas oito finais realizadas na cidade dos canais, os dragões apresentam registo cem por cento vitorioso e nesse percurso cintilante destacam-se dois triunfos frente ao Benfica, precisamente adversário da final apontada para quarta-feira.

A estrelinha no estádio talismã começou a luzir em 2009, quando o dragão de Jesualdo Ferreira bateu o Paços de Ferreira com golos de Farías e Bruno Alves, e encontrou sequência um ano mais tarde, com Rolando a abrir o marcador logo no início da partida e Radamel Falcao a dar dimensão ao triunfo portista frente ao grande rival durante a segunda parte.

O mesmo resultado, desta vez com Sérgio Oliveira e Luis Díaz no centro das atenções, aconteceu a 23 de dezembro de 2020, quando a pandemia impôs o jogo para fora da zona comum de abertura de época. Este segundo êxito dos dragões na Supertaça frente ao Benfica em Aveiro expandiu a ação de Sérgio Conceição relativamente ao troféu, com o treinador a assinalar agora três triunfos na prova, curiosamente todos no Estádio Municipal.

Sérgio, portanto, procura algo inédito na carreira de um treinador em Portugal e persegue a quarta Supertaça ao serviço dos dragões, chegando também ao encontro com os encarnados na perspetiva de manter o dragão em linha com um curioso e assinalável aproveitamento total em Aveiro.
A imagem de sucesso dos dragões no Estádio Municipal é fortíssima e ganhou também projeção há sensivelmente um ano, quando o FC Porto bateu o Tondela por 3-0 no jogo de abertura da época. Taremi bisou na partida e Evanilson anotou o outro golo dos portistas, mas desta vez a lista de marcadores não pode repetir-se, uma vez que o atacante brasileiro se encontra lesionado e está fora do alinhamento para o jogo com as águias.

O peso de Aveiro no historial portista é tão elevado que o último triunfo dos dragões fora desta esfera aconteceu em 2006, no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, com vitória frente ao Vitória de Setúbal. Desse ano até agora, oito finais disputadas em Aveiro, oito triunfos sem sombra do pecado e um impulso especial para o jogo com os encarnados.