Conjunto auri-negro venceu, em casa, o Frankfurt, numa partida que contou com protestos nas bancadas; Diogo Leite foi titular no empate do Union Berlim e André Silva não saiu do banco na vitória do Leipzig
Arrancou, na sexta-feira, a temporada 2024/25 da Bundesliga. Leverkusen e Borussia M'gladbach deram o pontapé de saída e, este sábado, mais equipas entraram em campo para disputar a primeira jornada.
Equipa de Xabi Alonso vencia tranquilamente, por 0-2, ao intervalo, acabou por empatar e conseguiu o triunfo na sequência de um penálti já para lá do tempo de compensação
Uma dessas equipas foi o Dortmund. Os auri-negros não podiam ter pedido um primeiro jogo melhor. No Signal Iduna Park, diante dos seus adeptos, o Dortmund entrou a vencer na Bundesliga diante do Frankfurt, por 2-0. A primeira parte não contou com grandes incidências e o maior destaque foi para as bancadas.
Os adeptos do Dortmund exibiram faixas de protesto contra o mais recente acordo de patrocínio do clube com a Rheinmetall, a maior empresa de produção de armas na Alemanha. Nas mensagens era possível ler: «Dinheiro em primeiro lugar, valores em segundo», «20 milhões de euros [receita do patrocínio] cheios de sangue», «Sem valores? Sem moral».
Quanto ao jogo em si, foi preciso esperar até à segunda parte para se verem golos no Signal Iduna Park. E valeu a pena a espera. Aos 72 minutos, o recém-entrado Jamie Gittens deixou Kristensen pelo caminho e, com um remate em arco, abriu as hostilidades com um golaço. O 2-0 final também surgiu dos pés de Gittens (90+2'). No tempo de compensação, o inglês ligou a mota ainda no seu meio campo e só parou quando a bola já estava no fundo das redes do Frankfurt.
Os jogos deste sábado contaram com um português em campo. O ex-FC PortoDiogo Leite foi titular pelo Union de Berlim na visita ao Mainz. Assim como em Dortmund, só houve golos na segunda parte desta partida. Nadiem Amiri (53') colocou o Mainz em vantagem com um golaço de livre direto, após falta de Doekhi, em zona frontal à baliza.
Aos 74 minutos, os homens do Union de Berlim mostraram que também conseguem marcar golaços e restabeleceram a igualdade. László Bénes (74') recebeu um passe de Tim Skarke e, na meia-lua da área, atirou certeiro para o fundo das redes do Mainz, fixando o empate a uma bola.
Podiam ter sido dois portugueses em campo nesta jornada, mas André Silva não saiu do banco da equipa do Leipzig, na receção ao Bochum. O único golo da partida foi marcado à passagem da hora de jogo. Num lance de muita insistência por parte do Leipzig, a bola acabou por, caprichosamente, ir parar aos pés de Antonio Nusa que, dentro da área, atirou fora do alcance do guarda-redes Patrick Drewes.
O Estugarda pode ter sido a surpresa da época passada, ao terminar em segundo lugar. Contudo, esta temporada não começou da melhor forma para os comandados de Sebastian Hoeness, que saíram derrotados da visita ao Friburgo. O Estugarda até começou melhor e passou para a frente logo aos 2 minutos com um golaço de Demirovic, de bicicleta. Antes do intervalo, o Friburgo restabeleceu a igualdade com tento de Lukas Kubler (26') do meio da rua.
O Friburgo voltou mais confiante para a segunda parte e chegou à reviravolta aos 54 minutos, numa autêntica carambola de Ritsu Doan, mas que terminou dentro da baliza de Nubel. O 3-1 final surgiu aos 61 minutos, por intermédio de Lukas Kubler, que bisou na partida na sequência de um pontapé de canto.
O Augsburgo empatou, em casa, contra o Bremen (2-2). Felix Agu abriu o marcador para os visitantes, aos 12 minutos, mas a vantagem pouco durou porque, logo aos 16', já Elvis Rexhbeçaj fazia o empate para o Augsburgo. Ainda antes do intervalo, Samiel Essende (35'), ex-Vizela, fez a reviravolta. Perto da hora de jogo, Justin Njinmah (58') voltou a empatar a partida e não houve mais alterações no resultado até ao apito final.
Para concluir a ronda de jogos deste sábado, o Hoffenheim venceu na receção ao recém-promovido Kiel, por 3-2. O bis de Kramaric (6' e 37'), com um dos golos a ser de penálti, deu uma vantagem confortável ao Hoffenheim na ida para o intervalo. Bernhardsson (63') reduziu para os visitantes, mas Kramaric estava endiabrado e, aos 87 minutos, fez o hat-trick na partida. Machino (89') ainda foi a tempo de reduzir, mas não evitou a derrota do Kiel.