Dois pesos-pesados para aliviar a pressão: a equipa provável dos dragões

FC Porto Dois pesos-pesados para aliviar a pressão: a equipa provável dos dragões

NACIONAL20.05.202311:10

O FC Porto venceu os sete últimos jogos realizados frente ao Famalicão, mas o de hoje é particularmente delicado no que toca à questão do título. Uma derrota dos dragões impulsionará a festa antecipada do Benfica, mas como as contas ainda dão aos dragões uma leve esperança de revalidar o título, Sérgio Conceição vai investir tudo para derrotar um adversário incómodo, como ficou patente no último duelo entre os dois emblemas, na 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, no Dragão, que os portistas venceram, após épica reviravolta consumada no último segundo do prolongamento.


Sem a mesma pressão dos azuis e brancos, o Famalicão também gere contas europeias. O sexto lugar é uma hipótese remota, mas existe, portanto, Conceição sabe que terá pela frente um opositor motivado e que quer despedir-se dos jogos em casa oferecendo um triunfo aos adeptos. Salvo alguma surpresa, o FC Porto terá no relvado a melhor versão, ou seja, os nomes fortes que permitiram à equipa chegar a esta fase da Liga ainda com hipóteses matemáticas de chegar ao título. 


Os regressos de Iván Marcano para o eixo da defesa e de Otávio para o lado direito do meio-campo constituem, pois, trunfos poderosos para os dragões atacarem o Famalicão com argumentos sólidos. O defesa mais goleador da história dos dragões, com 28 tentos, junta-se ao jogador que mais dinamiza o futebol ofensivo do FC Porto, implicando a introdução destas duas peças as saídas de Fábio Cardoso e André Franco.


Um dos cenários em aberto é o ataque. Ainda que Evanilson tenha conhecido uma noite infeliz frente ao Casa Pia, ao fazer um autogolo que atirou a equipa para nova prova de esforço para vencer os gansos, o brasileiro não parece ter perdido todos os créditos junto do treinador. A campanha do FC Porto não se esgota no campeonato, há uma final da Taça de Portugal para disputar frente ao SC Braga e a finalidade é ter Evanilson com mais rotinas e a crescer fisicamente.

O onze provável do FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Marcano e Wendell; Otávio, Uribe, Eustaquio e Galeno; Evanilson e Taremi.