«Diomande demonstrou sempre maturidade fora do normal»
Pité, capitão do Mafra que acompanhou primeiros passos do central em Portugal, confessa a A BOLA que não ficou impressionado com o crescimento do costa-marfinense, que recebe ainda elogios do selecionador após a estreia com a camisola da seleção africana
Estatuto reforçado. Em toda a linha. Chegou em Alvalade como um desconhecido, alguma desconfiança até dados os valores elevados de uma operação financeira que pode chegar aos 12,5 milhões, mas poucos meses depois… sobram certezas: Ousmane Diomande é aposta segura. Para o presente e futuro. Com apenas 19 anos, o costa-marfinense marcou posição nos leões após algumas aparições na reta final da última época. E, neste arranque de Liga, agarrou o lugar para não mais o largar.
Ao bom momento nos leões seguiu-se a estreia na seleção da Costa do Marfim. O central foi aposta inicial diante do Lesoto e Mali e, no final, recebeu voto de confiança do selecionador Jean Louis Gasset.
)
Penso que a Costa do Marfim tem muito talento. E nem falo de um defesa central de 19 anos, que me deixou uma impressão muito boa...
«Os jogadores lesionados e os jogadores com problemas nos clubes levaram-me a ver jovens jogadores como Adingra, Konaté, Diakhité ou o Traoré Jr», começou por dizer Jean-Louis Gasset, elogiando, depois, o defesa dos leões: «Penso que a Costa do Marfim tem muito talento. E nem falo de um defesa central de 19 anos, que me deixou uma impressão muito boa...».
Um crescimento que não surpreende quem acompanhou de perto a sua evolução em solo nacional. Falamos de Pité, capitão de Mafra, que em conversa com A BOLA deu conta de uma adaptação… meteórica.
)
«Quando chegou, veio com alguns colegas que pertenciam também aos quadros do Midtjylland, miúdos ainda novos com qualidade, mas que tiveram alguma dificuldade de adaptação, o que é completamente normal para quem está a dar os primeiros passos no futebol sénior. Ele não, desde o início demonstrou uma maturidade fora do normal para a idade, e rapidamente se adaptou ao nosso futebol. O que mais chamou a atenção foi a presença física que ele consegue impor em todos os lances e a qualidade com a bola no pé e de passe», disse o médio, que passou pelo FC Porto, deixando uma certeza: será muito complicado ficar em Alvalade por muitos anos.
Acho que pelo perfil dele e pelo que o futebol internacional valoriza neste momento, o Sporting não terá dificuldade em realizar um grande negócio com o Ousmane
«Acho que pelo perfil dele e pelo que o futebol internacional valoriza neste momento, o Sporting não terá dificuldade em realizar um grande negócio com o Ousmane. No entanto, que esse não deveria ser o foco, para bem dele e para bem dos sportinguistas, que acredito que quererão contar com ele durante uns tempos. Mas fácil não vai ser», garante.