Dinamarca ficou à frente da Eslovénia... graças a cartão amarelo a membro do 'staff'!
Nulo nos dois últimos jogos do grupo C deixou praticamente tudo empatado entre dinamarqueses e eslovenos e foi um cartão amarelo ao diretor técnico dos eslovenos a definir a classificação
A última jornada do grupo C do Europeu trouxe dois nulos, nos jogos Inglaterra-Eslovénia e Dinamarca-Sérvia, e, com isso, a UEFA teve de recorrer ao critério de desempate disciplinar para definir quem ficava com o 2.º e 3.º lugares.
Dinamarqueses e eslovenos ficaram empataram os três jogos e marcaram e sofreram os mesmos golos (2). Com os critérios de confronto direto, diferença de golos e golos marcados excluídos, seguia-se o disciplinar, e também nisso houve empate dentro de campo: 6 amarelos para cada lado. Acabou por ser um cartão amarelo mostrado ao diretor técnico da Eslovénia, Milivoje Novaković, precisamente durante o jogo com a Dinamarca, a desequilibrar a balança a favor da seleção de Alexander Bah e Kasper Hjulmand!
Este desempate via critério disciplinar foi confirmado por A BOLA junto de fonte dinamarquesa, logo após o final da partida.
Se esta admoestação a Novakovic não tivesse acontecido, a UEFA teria de recorrer à prestação na fase de qualificação para este Euro 2024 para definir a classificação do grupo C.
E, curiosidade das curiosidades, também no grupo de apuramento Dinamarca e Eslovénia ficaram juntas, no grupo H, e terminaram com os mesmos 22 pontos! Aí, a vantagem seria da seleção de Kasper Hjulmand graças à vantagem no confronto direto: 1-1 em Ljulbjana e vitória por 2-1 em Copenhaga.
Ainda segundo os regulamentos da UEFA, caso a última jornada tivesse sido jogada entre as equipas empatadas e o cenário de empate nos primeiros três critérios se verificasse (confronto direto, diferença de golos e golos marcados), haveria lugar à marcação de grandes penalidades após o final do tempo regulamentar.
Nos oitavos de final, a Dinamarca já sabe que vai medir forças com a Alemanha, enquanto a Eslovénia ainda espera adversário, que poderão ser Portugal ou o vencedor do grupo E.