«Di María e Neres juntos contra o FC Porto? Nem pensar!»
Di María e Neres, Benfica (Imago)
Foto: IMAGO

«Di María e Neres juntos contra o FC Porto? Nem pensar!»

NACIONAL25.09.202318:10

Os dois criativos no onze do Benfica para o clássico de sexta-feira é cenário que Jorge Castelo não acredita e reprova; Di María tem lesão, embora recuperável, mas como tirar Neres depois do jogo que fez em Portimão?

Di María está lesionado (tem uma contusão) e falhou o jogo de domingo passado em casa do Portimonense (3-1), para o Campeonato, mas deve recuperar para ser opção no clássico da próxima sexta-feira, na receção ao FC Porto, igualmente para a Liga. Porém, a ausência do atacante argentino no desafio do Algarve abriu as portas do onze a Neres, que fez uma grande exibição — esteve no lance do primeiro golo das águias, assistiu para o segundo e marcou ele o terceiro. 

O bom rendimento do avançado brasileiro reabre uma discussão que dura praticamente desde que Di María foi, no início desta época, contratado pelo Benfica: devem os dois criativos coabitar numa equipa titular? 

Diria que é 99 por cento impossível que isso [Neres e Di María no onze] venha a suceder neste jogo

«Para o próximo jogo, penso que é absolutamente impossível. Essa não me parece a melhor dupla para se jogar contra o FC Porto», atira Jorge Castelo, professor, treinador e comentador desportivo. Confrontado com o tema por A BOLA, a análise de Jorge Castelo é clara: «Diria que é 99 por cento impossível que isso venha a suceder neste jogo com o FC Porto. Não quer dizer que não venha a ser possível de acontecer, mas, com o FC Porto, nem pensar! O corredor direito do FC Porto é muito forte e não é sustentável ter dois corredores com pouca pressão defensiva. Defender não é uma particularidade de Di María e nem de Neres. Não acredito que João Mário saia da equipa, porque dá estabilidade e tem nas suas costas um jogador que defende bem, Aursnes. A estratégia deve voltar a passar por este tipo de organização e, do outro lado, se Di María estiver em condições diria que ele joga de certeza absoluta. Mas Neres e Di María num onze contra o FC Porto, nem pensar.» 

Jorge Castelo (Foto Miguel Nunes/ASF)

Jorge Castelo acaba por de certa forma sublinhar o argumento que Roger Schmidt já explicou algumas vezes para a não titularidade de Neres. «No ataque, tentamos encontrar sempre o melhor equilíbrio. Temos Rafa em grande forma, a marcar e a assistir, tem estado muito bem tal como Di María. Não queremos ser demasiado ofensivos ou defensivos e tenho sempre de tomar a decisão correta para cada jogo. Às vezes é preciso paciência para se escolher as melhores opções, porque há jogadores que estão melhor», já disse o treinador dos encarnados. 

De qualquer forma, juntos ou separados, ter dois jogadores diferenciados e com esta resposta é um luxo para o Benfica. Di María tem 5 golos e 1 assistência em 7 jogos, 572 minutos de utilização; Neres tem 1 golos e 3 assistências em 7 jogos, 190 minutos em campo. Não admira, pois, que muitos adeptos peçam também Neres numa equipa onde Di María tem feito por merecer por ser titular.