Destaques do Tondela: Ricardo de mão cheia e Hélder Tavares de bicicleta
Guarda-redes evitou males maiores; no banco estava o perigo...
A figura: Ricardo (nota 6)
Sofreu dois golos mas evitou uma mão cheia deles e por isso o Tondela acabou por perder pela margem mínima. Aos 8’ defendeu remate de Daniel Bragança e aos 37’, corajoso, evitou que Paulinho, de cabeça, bisasse. Na segunda parte o leão tirou o pé do acelerador mas ainda assim obrigou o guarda-redes a bilhar perante Trincão (65’) e Paulinho (66’).
Demorou muito o Tondela a sair da toca, porque durante a primeira parte esteve encostado às cordas. Apenas ao minuto 39 os beirões se libertaram das amarras com que o leão os prendeu, foi quando Tiago Almeida subiu e conseguiu criar situação de remate que Daniel dos Anjos não soube aproveitar.
Era atrás que os jogadores do Tondela mais se destacavam, além do guarda-redes Ricardo também Abdoulaye teve de mostrar serviço para evitar que os verdes e brancos saíssem de campo com vantagem maior: primordial corte a evitar golo a Trincão aos 79’.
Do banco saiu perigo para o Sporting, porque foi de lá que saltou Hélder Tavares aos 72 minutos, a tempo de reduzir o marcador, de bicicleta, aproveitando falhanço de Matheus Reis em plena área leonina (76’). O cruzamento foi de Xavier, em campo desde os 60 minutos, a mesma altura em que entrou em campo Rui Gomes, que ao cair do pano (87’) rematou com a intenção de empatar, embora com a bola a sair às malhas laterais.
As notas do Tondela: Ricardo (6), Tiago Almeida (6), Bebeto (5), Abdoulaye (6), Ricardo Alves (5), Lucas Barros (5), Yaya Sithole (5), Lucas Mezenga (5), Ceitil (5), Luan Farias (5), Daniel dos Anjos (5), Rui Gomes (6), Xavier (6), Gustavo França (5), Hélder Tavares (6) e Costinha (-)