China Despromovido após oito títulos de campeão nos últimos 11 anos
O Guangzhou FC, clube de maior sucesso da última década na China, com oito títulos de campeão desde 2011, vai cair ao segundo escalão, ao ser derrotado esta terça-feira na receção ao Changchun Yatai (1-4), em partida da 33.ª e penúltima jornada da Super Liga daquele país.
A equipa tem 17 pontos, com apenas três vitórias nas 33 jornadas disputadas, não tendo já possibilidades de ultrapassar o Guangzhou City, rival da mesma cidade e última equipa acima da linha de despromoção, com 23 pontos.
No ano passado, o clube deixou cair o nome do principal patrocinador (Evergrande) e caiu autenticamente no abismo. O último título de campeão aconteceu em 2019, recuperando o estatuto que teve entre 2011 e 2017 (a hegemonia foi quebrada em 2018 pelo Shanghai SIPG, então sob o comando do português Vítor Pereira).
Nos anos de sucesso do então denominado Guangzhou Evergrande passaram treinadores como Marcello Lippi e Luiz Felipe Scolari. Bateram-se recordes de transferências com jogadores como Darío Conca, Robinho, Anderson Talisca e Jackson Martínez.