Norwich Dean Smith já não é o treinador
Três derrotas nos últimos quatro jogos do clube, a última delas segunda-feira em Luton (1-2), e apenas três vitórias em 13 jornadas do Championship (segunda divisão de Inglaterra) culminaram na decisão dos responsáveis do Norwich City em dispensar, esta terça-feira, os serviços de Dean Smith, de 51 anos, antigo defesa-central do emblema, do comando da equipa.
Com Dean Smith, deixam também o clube de Carrow Road os treinadores-adjuntos Craig Shakespeare e Liam Bramley, ficando a equipa entregue, para já – interinamente, segundo nota divulgada no site oficial do Norwich - a Steve Weaver e Allan Russell.
«Enquanto o clube continua o seu trabalho para cumprir os objetivos traçados no início da época, a administração entende que é a altura certa para fazer esta transição. O clube irá agora identificar e nomear um novo responsável técnico que seja capaz de corresponder, tanto ao nível das exibições da equipa para a segunda metade da época, e ao mesmo tempo implemente um estilo de jogo consistente», explicam os responsáveis do clube, em comunicado.
O Director Desportivo dos ‘canários’, Stuart Webber, lamentou a decisão. «Foi uma decisão difícil, mas que sentimos que era necessária para dar ao clube maiores possibilidades de alcançar o objetivo da época, a ascensão à Premier League. Com apenas meia época por se jogar e três jogos seguidos em nossa casa no horizonte imediato, é uma oportunidade de construir um momento positivo, dentro e fora do campo», afirmou, citado pela BBC.
A 1 de outubro, o Norwich, cujo leme Dean Smith assumira em novembro de 2021 parecia embalado para o regresso à Premier League, mas agora está a 12 pontos do segundo classificado – só os dois primeiros têm promoção direta, do terceiro ao sexto colocado no final será disputado um ‘play off’ de promoção por uma terceira vaga.
O Norwich soma 35 pontos em 24 jogos, numa classificação liderada por Sheffield United e Burnley, ambos com 47 pontos. Em terceiro segue o Blackburn Rovers, com 39 pontos, e em quarto o Watford, com 37 pontos, só depois surgindo, a par do Milwall, o Norwich City, ambos com 35 pontos… tantos quantos o sétimo – que já não terá direito a jogar o ‘play off’ de promoção -, o Queens Park Rangers.
O ‘caldo’ entornou para Dean Smith com a derrota caseira de dia 17 do corrente mês (0-2) diante do Blackburn Rovers, em que foi contestado pelos fãs e entrou em rota de colisão com os adeptos dos ‘canários’, ao declarar que «era melhor jogar fora», queixando-se da falta de apoio e indo mais longe:
«Acho que muitos esperavam e desejam este momento [derrota caseira e constestação a si] há muito tempo», disse então, o técnico à TV pública britânica, o que em vez de apaziguar, extremou posições.