FC Porto David Carmo é sério candidato ao lugar de Marcano
A decisão final, como é óbvio, pertence a Sérgio Conceição, mas abre-se uma grande janela de oportunidade para David Carmo regressar à titularidade na partida com o Estoril, na próxima sexta-feira à noite. Face ao impedimento disciplinar de Marcano - o espanhol completou em Chaves uma série de cinco cartões amarelos -, o treinador dos campeões nacionais vê-se na obrigação de mexer no eixo defensivo frente aos canarinhos e a solução mais lógica, atendendo às opções relativas aos últimos encontros, passaria por Fábio Cardoso fazer dupla com Pepe no próximo compromisso oficial do FC Porto.
Mas se recuarmos um pouco no tempo e analisarmos as declarações de Sérgio Conceição na antevisão do encontro com o Famalicão, o técnico revelou a sua preferência por jogar com alguém destro e outro canhoto no eixo defensivo. «Não é a mesma coisa. Claramente prefiro ter um central esquerdino para jogar à esquerda, mas já joguei com dois destros e tem de se trabalhar outro tipo de situações, nomeadamente a saída de bola. Mas prefiro ter um esquerdino, sim», disse, na altura.
Nessa conformidade e tendo em conta que Pepe é destro - embora grande parte da época passada tenha jogado do lado esquerdo do eixo defensivo ao lado de Mbemba -, há a forte possibilidade de David Carmo ser titular com o Estoril por ser canhoto. Aliás, essa ideia ganha ainda mais consistência a partir do momento em que Sérgio Conceição deu ordens para que o defesa-central fizesse ontem 90 minutos pela equipa B diante do Mafra, numa partida em que esteve num bom nível, com bons cortes e pelo menos uma cabeçada perigosa que quase deu golo.
Pepe e David Carmo já jogaram juntos esta temporada em várias situações e ambos já conhecem as rotinas um do outro, bem como as movimentações dos laterais mais utilizados, casos de João Mário, Zaidu ou Wendell. Se a escolha recair em Fábio Cardoso, será uma dupla inédita ao serviço dos azuis e brancos, uma vez que os dois nunca coabitaram no mesmo onze... como titulares.
Depois de praticamente três meses sem competir pela equipa principal, David Carmo apenas por uma vez foi utilizado por Conceição na formação principal: entrou nos minutos finais no clássico de Alvalade, diante do Sporting, no dia 12 de fevereiro, jogo que o FC Porto venceu por 2-1.
Desde então, David Carmo tem trabalhado de forma afincada no Olival à espera de uma oportunidade.
Leia mais na edição impressa ou subscreva a edição digital de A BOLA