Reportagem A BOLA, em Riade «Cristiano Ronaldo tem grande impacto e ajudou-nos a abrir as portas»
A Liga Saudita é transmitida em mais de 160 países. O interesse em acompanhar o futebol que se joga na Arábia Saudita é cada vez maior e o CEO da SPL, organizador do campeonato, reconhece que Cristiano Ronaldo tem ‘grande culpa’ nisso
A liga saudita é organizada pela SPL (Saudi Pro League) que convidou alguns jornalistas para uma viagem até Riade, por forma a mostrar um pouco do muito que está a ser feito para valorizar um futebol que quer cada vez mais ser credível. «A Arábia Saudita é uma nação que adora futebol. Vemos muitas oportunidades para melhorar e a época passada foi provavelmente a primeira época em que registámos várias melhorias significativas. Conseguimos atrair algumas estrelas mundiais para a nossa Liga e a competitividade em campo também melhorou», afirmou orgulhoso Omar Mugharbel na sede do organismo, onde nos recebeu.
Existem vários jogadores internacionais portugueses e vários treinadores portugueses na Liga Saudita, facto que agrada responsável máximo da competição: «Portugal tem muitos jogadores fantásticos e estamos orgulhosos de ter muitos portugueses, quer jogadores, quer profissionais do desporto aqui. Vimos o impacto que eles têm tido especialmente com Jorge Jesus, que na época passada ganhou a Liga, a Supertaça e a Taça do Rei. Isto é um testamento muito forte do impacto que ele teve. Há um grande impacto que os portugueses trazem para a Liga. E vocês devem estar muito orgulhosos disso.»
Nestes elogios todos de Omar Mugharbel aos portugueses há um, claro está, que se destaca: «Não há dúvida de que alguém como Cristiano Ronaldo, provavelmente um dos melhores jogadores de sempre a jogar este jogo, tem um enorme impacto dentro e fora do campo na Arábia Saudita. Acreditamos que ele nos ajudou a acelerar o nosso processo de desenvolvimento e transformação, abrindo as portas para que muitos outros jogadores se juntassem à Liga, considerando a Liga Saudita como uma oportunidade de carreira válida para eles. É óbvio que ele ajudou muito no desenvolvimento da nossa transformação. O Ronaldo está hoje muito bem integrado na comunidade, feliz com a sua família em Riade e a promover a Liga Saudita de uma forma muito eficaz. Por isso ele teve um profundo impacto na Liga, nos clubes e no país.»
Questionámos o CEO da Liga Saudita se CR7 foi o melhor investimento feito e a resposta veio de pronto: «Fizemos muitos investimentos e todos eles tiveram um impacto positivo no jogo e na exposição que temos. Mas sim, definitivamente Cristiano Ronaldo foi um catalisador importante para acelerar o nosso progresso. Acho que um jogador como o Cristiano Ronaldo tinha interesse no projeto. Ele acreditou.»
Nesta conversa, o CEO da Liga Saudita manifestou o desejo de colocar a Liga Saudita no Top-5 mundial e de visitar Portugal para uma reunião com a Liga portuguesa.
«Acolher o Mundial é um sonho tornado realidade»
O Mundial de 2034 vai ser organizado pela Arábia Saudita, realidade que enche de orgulho Omar Mugharbel. «Como saudita, é algo que me traz muito orgulho. Ainda me lembro de ver o meu primeiro Campeonato do Mundo em 94 na televisão. Ficou-me na memória ao longo da minha vida. Poder acolher o Campeonato do Mundo na Arábia Saudita é um sonho tornado realidade para os que gostam de futebol no país. Óbvio que acolher o Campeonato do Mundo acelera muito o desenvolvimento, em termos de infraestruturas. Há ganhos enormes decorrentes da organização do Mundial e a Arábia Saudita promete ser uma experiência única que, esperamos, criará uma marca duradoura em todos os que nos visitarem nessa altura», garantiu em conversa com os jornalistas em Riade.