Conselho de Disciplina instaura processos disciplinares a Vitória de Guimarães e Portimonense
HélioVarela e Jota, Foto MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Conselho de Disciplina instaura processos disciplinares a Vitória de Guimarães e Portimonense

NACIONAL10.11.202317:12

Desacatos entre elementos das duas equipas após o final do jogo estão na origem do presente processo; «vimaranenses» são ainda acusados de falta de colaboração com a justiça desportiva.

O Conselho de disciplina abriu um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães e ao Portimonense, devido aos desacatos  ocorridos no túnel do Estádio D. Afonso Henriques entre elementos do staff das duas equipas, após o final da partida, referente à 5ª jornada da Liga. 

De acordo com o presente comunicado, foram, também, abertos processos disciplinares a Marco Talina, oficial de ligação aos adeptos do Vitória, e a Ricardo Sousa Guedes, diretor de segurança. 

«Instauração de processo disciplinar a Marco Alexandre Talina, a Ricardo Manuel Rodrigues Sousa Guedes, à Vitória Sport Clube – Futebol SAD e à Portimonense – Futebol SAD, por deliberação da Secção Profissional, de 02 de novembro de 2023, tendo por objeto factos ocorridos em jogo a contar para a Liga Portugal BETCLIC, na sequência da convolação do processo de inquérito n.º 06 – 2023/2024, instaurado em 21.09.2023, tramitado na Comissão de Instrutores da LPFP, e concluído por esta em 26.10.2023.», pode ler-se no comunicado divulgado hoje pelo Conselho de Disciplina da FPF

Recorde-se que o incidente ocorreu no passado dia 17 de setembro, onde, após a vitória do Portimonense (1-2), registou-se uma acalorada troca de palavras entre a elementos de ambas as equipas e foi necessário a intervenção dos stewards presentes no recinto e da PSP. 

Além deste processo disciplinar, o vitorianos foram ainda alvo de um outro processo pela, eventual, prática de falta de colaboração com a justiça desportiva: 

«Instauração de processo disciplinar à Vitória Sport Clube – Futebol SAD, por deliberação da Secção Profissional, de 02 de novembro de 2023, tendo por objeto eventual falta de colaboração com a justiça desportiva, na sequência de certidão extraída no âmbito do processo de inquérito n.º 06 – 2023/2024, remetida pela Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. O processo foi enviado, dia 06 de novembro de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução.»