Conmebol admite «decisão incorreta» em penálti não marcado a favor do Brasil
O momento em que os brasileiros pediram grande penalidade sobre Vinícus Júnior

Conmebol admite «decisão incorreta» em penálti não marcado a favor do Brasil

INTERNACIONAL03.07.202419:03

Vinícius Júnior caiu na área, ao minuto 42 do encontro com a Colômbia, mas a equipa de arbitragem nada assinalou e a entidade assumiu o erro

O Brasil empatou a uma bola com a Colômbia, na terceira e última jornada da fase de grupos da Copa América 2024, o que significa que ambas as equipas passaram aos quartos de final, embora os brasileiros precisassem de uma vitória para serem primeiros.

Ao minuto 42, com o resultado favorável para os canarinhos, Vinícius Júnior, que vai falhar o jogo dos quartos de final por ter visto o segundo amarelo do torneio, caiu na grande área, mas a equipa de arbitragem nada assinalou, mesmo com a intervenção do VAR. Poucos segundos depois os colombianos chegaram ao golo do empate.

Algumas horas após o fim do jogo, a Conmebol admitiu que houve um erro do árbitro e que devia ter sido assinalado pontapé de penálti: «No minuto 42, numa disputa de bola dentro da grande área, o defesa não toca na bola e, como produto da disputa, é produzido um contacto imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue. O VAR, com o seu protocolo, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defesa não toca na bola antes de entrar em contacto imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo», explica.

Dorival protestou a situação, em conferência de imprensa no fim do jogo, mas o mal estava feito e a sua equipa vai defrontar o Uruguai no primeiro jogo da fase a eliminar, enquanto Luis Díaz (ex-FC Porto) e companhia jogam com o Panamá, segundo classificado do grupo C, precisamente atrás dos uruguaios. Os vencedores defrontam-se nas meias-finais.