Brasil aprova criação do Dia do Rei Pelé
Data será comemorada a 19 de novembro, dia em que a lenda terá feito o milésimo golo da carreira
O Brasil passará a honrar a memória de Edson Arantes do Nascimento, conhecido no mundo como Pelé, anualmente, no dia 19 de novembro. Esta terça-feira, o presidente do país, Lula da Silva, aprovou a lei que estabelece a criação do Dia do Rei Pelé,
O ato que a promulgou foi publicado no Diário Oficial da União e esclarece que a primeira comemoração deste dia será já em 2024.
Em vez de se escolher o dia 23 de outubro (quando Pelé nasceu, em 1940) ou o de 29 de dezembro (quando o ícone morreu, em 2022), a escolha recaiu em 19 de novembro. Tal prende-se com o facto de se considerar que foi nesse dia, em 1969, que Pelé marcou o milésimo da sua carreira, numa partida entre o Santos e o Vasco da Gama, no mítico Estádio Maracanã.
O golo foi marcado no anterior ao de Pelé ganhar o Mundial com o Brasil pela terceira vez, estabelecendo assim um recorde que nunca foi batido.
O número de golos marcados pelo Rei é um tema de debate que causa diferenças entre várias instituições. Segundo o Santos – clube onde fez quase toda a acarreia, para além do New York Cosmos –, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Livro dos Recordes do Guiness, Pelé marcou entre 1.281 e 1.283 golos.
No entanto a FIFA só contabiliza os golos marcados em jogos oficiais e, portanto, para o órgão regente do futebol mundial, Pelé marcou 767 golos ao longo da carreira.
De qualquer modo, 19 de novembro passa assim a ser um dia de homenagem no Brasil àquele que é um dos melhores jogadores da história do futebol.