Liga Conheça os presidentes dos quatro Órgãos Sociais da Liga
Com a eleição de José Mendes para Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, o organismo que tutela o futebol profissional encontra-se, a partir desta sexta-feira, com os Órgãos Sociais em plenas funções, sob a liderança do presidente, Pedro Proença.
Para colocar em prática os principais objetivos para o mandato 2023-27, onde se englobam, entre outros, a internacionalização e a centralização dos direitos audiovisuais, os Órgãos Sociais da Liga Portugal contam com personalidades de renome nas mais variadas áreas.
Pedro Proença, 52 anos, presidente do organismo, eleito melhor árbitro do Mundo por duas vezes, em 2012 e 2015, é licenciado pelo Instituo Superior de Gestão. Administrador judicial e gestor de empresas, preside a Liga Portugal desde 2015, tendo sido, este mês, reeleito para o terceiro mandato. É ainda membro do Board of Directors of European Leagues, Conselho Nacional do Desporto, Vice-Presidente da FPF e do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal.
Ao leme do Conselho Fiscal está Carlos Branco, 60 anos, licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia. Profissionalmente, começou por seguir a carreira de consultoria no âmbito da Divisão de Impostos em várias empresas, assumindo cedo a posição de Diretor da Divisão de Impostos da KPMG. Em 2008, chega a Diretor na Direção de Fiscalidade Corporativa da Portugal Telecom. Atualmente, é também Consultor Fiscal da OI.
Américo Pires, 74 anos, é o líder do Conselho Jurisdicional. Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal Administrativo, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi, anteriormente, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa e no Tribunal Central Administrativo, além de docente do Ensino Superior na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e na Universidade Portucalense.
Por fim, o agora eleito José Gomes Mendes, 61 anos, que assumirá a pasta de Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Professor Catedrático de Sistemas Regionais e Urbanos na Universidade do Minho e Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, é engenheiro civil, doutorado e Agregado em Ordenamento do Território pela Universidade do Minho, tendo completado ainda programas executivos nas Universidades de Oxford, Harvard, San Francisco e ISCTE. Detém o título de Engenheiro Conselheiro, o mais alto nível atribuído pela Ordem.
Regressa a um cargo na Liga Portugal que já havia ocupado em 2014 e 2015, tendo, posteriormente, integrado o Governo, como Secretário de Estado do Ambiente, Secretário de Estado da Mobilidade e Secretário de Estado do Planeamento, sendo também Deputado à Assembleia da República.