Auditoria FC Porto: refeições por valores astronómicos e hotéis de luxo em Almancil e Brasil

Gastos da anterior Administração liderada por Pinto da Costa eram vastos e diversificados

Na auditoria do FC Porto referente às despesas de representação profissionais, um administrador gastou quase cinco mil euros em quatro almoços e um jantar, estando sinalizadas despesas com serviços de construção civil e serralharia, além de alojamento em hotéis de cinco estrelas em Almancil e no Brasil e até compras em supermercados. Tendo por base «uma lista das despesas de representação profissionais incorridas pelos administradores no período 2014/2015 a 2023/2024», foi realizada uma análise a um conjunto de «40 despesas tendo por base o respetivo valor, descritivo e tipologia de despesa.»

De Manafá a Samuel Portugal: o que diz a auditoria do FC Porto

15 janeiro 2025, 23:13

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Deloitte destaca um conjunto de situações em que a SAD adquiriu direitos económicos dos jogadores sem documentação de suporte ao racional de decisão para aquisição, como relatórios de 'scouting' ou de desempenho do jogador

O relatório sobre refeições:

«Verifica-se que as dez despesas de maior valor correspondem a quatro almoços e um jantar associados a um Administrador, no valor total de 4.999€ (incluindo uma enoteca e um restaurante localizado na Mealhada), um almoço relativo a um Administrador no valor de 669€, sem descrição associada a esta despesa, um almoço e um jantar de um Administrador, nomeadamente num restaurante sito no Porto e num hotel de cinco estrelas no Douro, no valor de 658€ e 906€, respetivamente e dois almoços de um Administrador no valor de 651€ e de 639€.»

Auditoria do FC Porto: os quadros das comissões acima dos 10 por cento

15 janeiro 2025, 23:10

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Relatório detalha o valor pago a mais por cada transferência; oito contratos de intermediação foram assinados na mesma data ou em data posterior à data em que foi celebrado o contrato de transferência ou o contrato de trabalho; comissão ao agente de Diogo Leite pela transferência do central para foi paga antes da mudança efetiva do jogador

Trabalhos especializados:

«Verifica-se que as dez despesas de maior valor correspondem a sete despesas incorridas por um Administrador, cinco das quais relativas a uma empresa construção de edifícios e prestação de serviços no âmbito de construção civil e obras públicas, bem como atividades de compra e venda de bens imobiliários, no valor total de 112.360€; outra no valor de 6.609€ relacionada com uma empresa de serralharia; e outra de 6.437€ associada a uma entidade que desenvolve a sua atividade principal no ramo mobiliário, duas despesas incorridas por um Administrador, no valor e 28.987€ e 13.360€, relativas a uma empresa de construção de edifícios e uma entidade cuja atividade principal é a restauração/fornecimento de refeições para eventos, respetivamente, e uma despesa com bens de luxo incorrida por um Administrador no valor de 5.000€ associada a uma joalharia.»

 Alojamento:

- Foram selecionadas três despesas da tipologia de alojamento, no valor total de 2.554€, incorridas por dois Administradores, não tendo sido disponibilizada qualquer documentação de suporte relativamente às mesmas. Pelas descrições das despesas tratam-se de hotéis de cinco estrelas em Almancil e no Brasil.

- No que respeita à despesa de 259€ incorrida por um Administrador, obtivemos documento de aprovação, com motivo de “em representação de empresa”.

Trabalhos especializados:

- Foi selecionada uma despesa de tipologia de trabalhos especializados no valor de 824€, incorrida por um Administrador, tendo sido disponibilizada a respetiva fatura. De acordo com este documento, a despesa é relativa à compra de bens num supermercado, não tendo sido obtidos esclarecimentos quanto ao respetivo enquadramento na atividade da FCP - SAD. Adicionalmente, não foi disponibilizada evidência da aprovação da despesa.

Diversos:

- Foram selecionadas sete despesas enquadradas na tipologia de diversos, no valor total de 18.551€ que incluem despesas incorridas por quatro Administradores (e.g., tecnologia, supermercado).

- Não foram obtidas as respetivas faturas, tendo sido registadas pelo valor do extrato bancário com a indicação de que não existia documento de suporte, nem foi igualmente disponibilizada evidência da aprovação da despesa, nem obtido esclarecimento no que respeita ao seu enquadramento na atividade da FCP - SAD.

Material desportivo:

- Foi selecionada uma despesa registada sob a tipologia de material desportivo no valor de 2.640€, incorrida por um Administrador, tendo sido disponibilizada a respetiva fatura e o comprovativo de pagamento da mesma. De referir que o fornecedor relativo a esta despesa corresponde a uma joalharia/relojoaria, não tendo sido obtidos esclarecimentos quanto ao respetivo enquadramento na atividade da FCP - SAD. Adicionalmente, não foi disponibilizada evidência da aprovação da despesa.