Clube mais titulado da China acaba por excesso de dívidas
Guangzhou FC, que já foi Evergrande, não se conseguiu inscrever
O Guangzhou FC, o clube que mais títulos ganhou na China, foi dissolvido devido ao excesso de dívidas.
Antes conhecido como Guangzhou Evergrande, o clube não conseguiu chegar aos requisitos financeiros pedidos pela Associação Chinesa de Futebol, para inscrição na época de 2025.
«Devido aos pesados encargos financeiros resultantes de épocas anteriores, o clube não conseguiu pagar todas as dívidas dentro do prazo. Expressamos as nossas sinceras desculpas e agradecemos a compreensão e o perdão de todos os adeptos», refere o Guangzhou em comunicado.
Nos tempos de grande saúde financeira o clube teve treinadores de renome mundial, como o brasileiro Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal, ou o italiano Marcello Lippi, além de jogadores como o internacional brasileiro Paulinho. O Guangzhou, ainda patrocinado pelo gigante de imobiliário Evergrande, conquistou oito títulos da Superliga chinesa entre 2011 e 2019 e venceu a Liga dos Campeões da Ásia em 2013 e 2015.
Em 2021, a Evergrande registou dívidas superiores de cerca de 290 mil milhões de euros e os principais jogadores deixaram o clube, que acabou despromovido ao segundo escalão da China em 2022.