Chamada de Samu à seleção espanhola: «A família está a crescer»

INTERNACIONAL08.11.202412:02

Selecionador Luis de La Fuente explicou que há oportunidades a dar

Samu, avançado do FC Porto, está convocado para a principal seleção de Espanha e o selecionador Luis de na Fuente justificou a chamado do jogador que até agora estava nos sub-21.

Como justifica a ausência de Joselu e a chegada de Samu? «Vou usar uma palavra de que tanto gostamos. A família está a crescer e temos de incorporar novos elementos. Joselu está bem e é mais um de nós, mas agora é altura de dar a oportunidade aos jogadores que a estão a merecer. Temos de olhar para o futuro, reconhecer o potencial de muitos jogadores. Queremos vê-los ao mais alto nível e a competir pela seleção espanhola», explicou.

Samu vai então poder estrear-se na Liga das Nações, frente a Dinamarca (fora) e Suíça (casa).

«Samu é um rapaz de 2004 com um grande potencial futebolístico e ãpareceu de uma maneira que chamou a atenção no FC Porto. Temos de lhe dar continuidade. Este é o momento dele. Ele tem de se habituar a jogar com esta pressão. Agora cabe-lhe mostrar o potencial. As exigências vão ser cada vez maiores aqui na seleção. Precisamos de jogadores com este perfil e muito bons. Congratulamo-nos com o facto de ele continuar assim», disse ainda.

O que dá no plano futebolístico? «Tem potencial para ser um bom avançado, mas tem de o continuar a demonstrar, que continue com tudo o que tem mostrado até agora. Procuramos avançados de diferentes características - não gosto dessa expressão do 'falso avançado', nunca a vou usar, mas sim de várias características. Morata, Oyarzabal ou Ayoze são diferentes. Joselu é diferente. Samu joga bem de costas, é potente nas transições, é rápido nos contra-ataques, é um bom finalizador, bom rematador, à vontade dentro da área, vamos ver em que situação será mais eficaz. Adapta-se bem à nossa ideia de futebol, isso é bom para um treinador , ele dá-nos essa possibilidade», explicou ainda o selecionador espanhol.

Entre várias perguntas sobre a chamada de Samu, De La Fuente fechou ainda: «Provavelmente há outros com caraterísticas semelhantes. O que é bom é que há concorrência e não temos de procurar um estilo de jogador específico. O Samu, como outros, dá-nos essa possibilidade.»

(atualizado às 12.27 horas)