«Caso da garagem» do Dragão: TCA do Sul anula sanções aplicadas a Rui Cerqueira

FC Porto «Caso da garagem» do Dragão: TCA do Sul anula sanções aplicadas a Rui Cerqueira

NACIONAL14.04.202315:38

O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCA do Sul) anulou a sanção aplicada a Rui Cerqueira, diretor de imprensa do FC Porto, de 115 dias de suspensão e multa de 3,825 euros, na sequência do ‘Caso da garagem do Dragão’, que se refere ao clássico entre FC Porto e Sporting, disputado no dia 11 de fevereiro de 2022.

No acórdão do TCA do Sul, datado de 13 de abril, aquele tribunal mantém a coima aplicada à SAD dos azuis e brancos, no valor de 16.320 euros.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu inicialmente Rui Cerqueira com aquela sanção por «ter batido com uma das suas mãos na mão direita» de Frederico Varandas, «com que este segurava o telemóvel para filmar, o que provocou a queda instantânea do telemóvel».

Descontente com o castigo, o atual diretor de imprensa portista apresentou recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto, que negou provimento à sua pretensão e manteve integralmente o acórdão do CD. Agora, após novo recurso, o TCA do Sul deu razão a Rui Cerqueira, que sempre alegou não ter agredido o presidente do Sporting.

Já a sanção aplicada à SAD do emblema portista deve-se a uma publicação na rede social Twitter, feita pouco depois do sucedido na garagem do Dragão, com uma fotografia de um telemóvel no chão e a seguinte legenda: «Pinto da Costa, 40 anos a tirar a rede a Lisboa». Os dragões recorreram primeiro para o TAD e, agora, para o TCA Sul, mas em ambos as instâncias não lhe foi dada razão.