Casa Pia: Fernando Andrade recuperado e é opção para o Chaves
Fernando Andrade, do Casa Pia, procura ultrapassar um adversário em jogo pela Liga de futebol. Foto: Mário Vasa/Atlantico Press

Casa Pia: Fernando Andrade recuperado e é opção para o Chaves

NACIONAL24.04.202418:24

Atacante esteve afastado devido a uma entorse na tibiotársica; não é opção há mais de um mês, desde a receção ao Benfica, e deve começar pelo banco de suplentes

No próximo sábado, o Casa Pia poderá celebrar parte do objetivo a que se propõe: atualmente com nove pontos de avanço sobre o Chaves, os gansos recebem os... flavienses na presente jornada. Uma coincidência de calendário que pode permitir, em caso de vitória ou até um empate, a permanência direta na Liga aos lisboetas, restando ainda garantir que escapará também ao play-off e ao 16.º posto.

Um encontro de cariz potencialmente decisivo para o qual Gonçalo Santos contará com o seu plantel praticamente na máxima força, visto que apenas Rafael Brito, que já deu por terminada a sua temporada, é o único atleta entregue ao departamento clínico. Quanto aos restantes clientes, estão de volta e aptos a competir: Kiki Silva entrou para os minutos finais da receção ao FC Porto e voltou à competição mais de 400 dias depois e o próximo será Fernando Andrade.

O avançado de 31 anos não fez parte das opções para a receção ao emblema azul e branco, última casa que representou antes de rumar a Pina Manique, e está de volta as opções após ter debelado uma entorse ligeira.

O problema afetou a região da tibiotársica da perna esquerda e afastou Fernando nas últimas semanas apesar de, já antes, ter sido preterido por Gonçalo Santos na luta pela titularidade na frente de ataque dos lisboetas, atrás de Felippe Cardoso, primeira escolha nas últimas semanas, nomeadamente desde a saída de Clayton, vendido ao Vasco da Gama do Brasil, e André Lacxmicant, que tem sido a alternativa a saltar do banco.

Por esse motivo, a juntar à lesão que, mais recentemente, o afetou, Fernando Andrade não é utilizado há mais de um mês, desde que cumpriu os últimos cinco minutos da receção ao Benfica (derrota por 1-0), que teve lugar a 17 de março. Uma semana antes, cumpriu-se a última aparição como titular do experiente atacante, na deslocação à Reboleira para defrontar o Estrela da Amadora, pelo que há quase dois meses aguarda para voltar ao onze.

Uma espera que, diga-se, em princípio se prolongará por mais uma semana visto que, a não ser que algum contratempo afete Felippe Cardoso, este deverá manter-se como escolha primordial na frente de ataque na receção aos trasmontanos, e a sua derivação para uma das alas não parece constituir uma possibilidade real dado que Yuki Soma e Nuno Moreira deram boa conta de si frente ao FC Porto e deverão, como tal, manter o lugar na jornada que se segue.