13 junho 2023, 21:54
Campeonato português é dos mais faltosos do mundo
Registaram-se mais de 27 faltas por jogo ao longo do último ano; Liga também é das que vê mais cartões
A Liga foi o quinto campeonato nacional mais faltoso ao longo do último ano, num período compreendido entre os dias 20 de março de 2024 e 20 de março de 2025. Ao todo, são assinaladas, em média, 27,4 faltas por jogo.
Esta foi uma das conclusões do mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), que analisou o número de faltas e de cartões mostrados em 63 ligas nacionais. O campeonato sérvio é o que apresenta mais faltas por jogo (30,8) em todo o mundo, seguido da Serie B italiana (29,9), do campeonato grego e do venezuelano (ambos com 27,8).
O CIES também observou que a Liga portuguesa é a 10.ª na qual se veem mais cartões por jogo (5,29). Neste aspeto, nenhum campeonato bate o boliviano (6,69).
Eredivisie e Bundesliga destacam-se na Europa
O campeonato australiano é o menos faltoso no mundo (19,7 infrações por jogo), mas na Europa, esta classificação é liderada pela Eredivisie, a única liga europeia com menos de 20 faltas por jogo (19,9). O campeonato neerlandês também é o que vê menos cartões (3,27 por jogo) na Europa.
Já dos principais campeonatos do Velho Continente, a Bundesliga é aquele que tem menos interrupções faltosas (21,4), seguido de perto pela Premier League (22). Entre as Big Five, aquela que vê mais faltas é mesmo a Serie A (24,8).
Consequência da fraquíssima arbitragem que temos, que apita a tudo e fomenta este comportamento (qualquer jogador sabe que basta gemer e cair e já está a falta ganha), e muito tb devido ao fraquíssimo, mesmo muito fraquíssimo comentário desportivo e de arbitragem, no qual a generalidade dos jornalistas se inserem, que defendem este futebol, constantemente a criar casos por contactos ínfimos, a pedir faltas por qq encosto ou toque acidental, porque "ah... e tal... em camara super lenta, vendo bem todos os ângulos, vê-se que há ali um ligeiríssimo contacto, e tal e tal..."! Sempre a pedir amarelos, penaltis ou meras faltas por qq toque acidental de braços, por qualquer pequeníssimo pisão ou mero "raspanço" da bota, por qq "sopro" perto do adversário,etc, etc... Por isso temos o futebol pobre que temos!! A culpa é dos artistas, mas só fazem assim pq sabem que compensa!!! Se o árbitro os mandasse pôr a pé, e não fossem enxovalhados nos comentários e jornais por não terem apitado nestes contactos de trampa, sem significado, podem crer que acabavam estes comportamentos ridículos!!