Águias remataram 36 vezes, mas não foram além de empate (1-1) com o Farense
O Benfica empatou 1-1 contra o Farense a jogar no Estádio da Luz, na 13.ª jornada da Liga, e pode ver Sporting e Porto afastarem-se nos lugares cimeiros da classificação.
As águias entraram muito fortes na primeira parte, com João Mário a criar perigo logo no primeiro minuto do encontro. O clube encarnado entrou em campo decidido a virar a página das más exibições, e mostrou sempre uma faceta muito ofensiva, com Di María e Rafa a puxarem o protagonismo para si, e a ameaçarem a baliza do Farense em várias ocasiões. O extremo argentino esteve endiabrado, fazendo inúmeros cruzamentos com mel agarrado à bola, mas a finalização do final do passe nunca esteve à altura (Rafa falhou duas vezes em frente à baliza). O Benfica continuou a insistir, acumulando ocasiões de golo – Otamendi chegou a mandar a bola ao poste –, mas a bola teimou em não entrar.
Por sua vez, o Farense foi tentando reagir, investindo em contra-ataques rápidos, dispondo de um par de ocasiões no final da primeira parte – com Mattheus Oliveira em destaque –, mas não conseguiu verdadeiramente incomodar o Benfica.
A segunda parte começou mais dividida, mas foi o Farense a inaugurar o marcador e a gelar a Luz aos 51 minutos, com Cláudio Falcão a marcar de cabeça. O Benfica, à semelhança da primeira parte, foi acumulando oportunidades de golo, até que aos 71 Rafa, no seu nono remate da partida, faz o empate para a equipa de Lisboa. Até ao fim, o clube encarnado foi sempre o mais inconformado, tentando contrariar o resultado através de vários ataques, mas a bola não voltou a balançar as redes, com Ricardo Velho a fazer uma exibição memorável na baliza do Farense.
Nota ainda para a dupla substituição de Schmidt aos 64 minutos (saíram João Neves e Tengstedt por Gonçalo Guedes e Musa), que valeu uma monumental assobiadela ao treinador alemão.
Com este resultado, o Benfica fica com 30 pontos e ultrapassa o Braga (29 pontos), mas pode perder o segundo lugar se o FC Porto vencer o encontro contra o Casa Pia no domingo, sendo que também pode ver os leões afastarem-se ainda mais na liderança do campeonato. Já o Farense sobe ao sétimo lugar com 17 pontos, mais um que o Famalicão, que ainda não entrou em campo para esta jornada.
Recorde abaixo as principais incidências e o pré-jogo
Termina a partida!
Benfica sofre o segundo empate seguido para o campeonato, e compromete o segundo lugar.
90+7' - Musa a rematar para fora!
O árbitro dá sete minutos de compensação.
89' - Outra vez Rafa! O avançado português tentou de forma acrobática, e novamente na recarga, mas Ricardo Velho agarrou a bola com facilidade.
Estão 56766 adeptos nas bancadas do Estádio da Luz!
77' - Grande defesa de Ricardo Velho! Di María a cruzar com veneno, Guedes estava pronto para encostar, mas o guarda-redes do Farense a afastar a bola para fora.
71' - Golo do Benfica, é de Rafa! À nona foi de vez! Assistência de Aursnes, a sexta na temporada, para o golo do empate das águias.
Golo do Benfica!
70' - Grande passe de Di María, mas Gonçalo Guedes remata com demasiada força, com a bola a passar por cima da trave!
64' - Ouvem-se assobios nas bancadas, depois de Roger Schmidt tirar João Neves.
62' - Cruzamento de Di María, Tengstedt remata de cabeça mas não consegue concretizar. O Benfica vai tentando empatar o jogo, com um grande volume ofensivo, mas a bola não entra.
55' - Que bala! Kokçu a rematar, com potência, de muito longe, mas a bola sai ligeiramente ao lado.
O Farense entrou melhor na segunda parte, e vinha ameaçando o golo.
51' - É golo do Farense! Marca Cláudio Falcão, de cabeça, após marcação de canto.
Golo do Farense!
49' - Outra! Rafa a rematar de calcanhar, mas Ricardo Velho atento a impedir o golo encarnado.
47' - Rafa a falhar em frente à baliza novamente! Cruzamento de Tengstedt deixa Rafa na cara do golo, mas Pastor interceptou o remate do avançado português. Foi a sétima finalização de Rafa.
Começa a segunda parte!
Termina a primeira parte!
O Benfica foi mais perigoso, teve várias oportunidades para inaugurar o marcador, mas vai para o balneário empatado a zero.
43' - Farense a criar perigo! Bruno a fazer um passe na área, mas Belloumi não chega a tempo.
39' - Bom contra-ataque do Farense! Grande passe de primeira de Belloumi, a isolar dois colegas. O remate de Marco Matias, no entanto, saiu fraco e à figura.
38' - Que defesa! Grande remate de Di María, de fora da área, mas Ricardo Velho a negar o golo ao extremo.
30' - Remate de Di María, de fora da área, a sair ligeiramente ao lado!
30' - Na sequência do canto, Otamendi cabeceia ao poste e Muscat alivia!
29' - Tengstedt muito perto de inaugurar o marcador! Grande jogada e passe de Rafa, mas o remate do nórdico a ser desviado para canto! Na sequência do canto, Otamendi cabeceia ao poste e Muscat alivia.
26' - Como assim, Rafa? Cruzamento de Aursnes, com Ricardo Velho a defender o primeiro remate de Rafa, e o avançado a falhar a recarga.
24' - Tengstedt pensou ter marcado, mas estava em fora de jogo.
21' - Benfica quase a inaugurar o marcador! João Mário falha a bola numa primeira instância e Aursnes, na recarga, manda a bola por cima da trave!
19' - Mattheus Oliveira muito perto de gelar a Luz! Grande remate de fora da área, a surpreender Trubin.
16' - Mattheus a bater o livre com perigo para o Farense, com a bola a contornar a barreira, mas Trubin a bater a bola para fora.
14' - Grande cruzamento! Outra vez Di María a cruzar, com um grande passe de rotura, mas Rafa novamente a atirar a bola para fora.
12' - Jogada perigosa de João Neves.
12’ – Cruzamento de trivela de Di María, mas Rafa remata para fora.
9' - Remate de João Mário, na recarga de um canto. O Benfica entrou bem na partida.
8' - Nova jogada de Rafa pela direita, mas sem conseguir concretizar.
7' - Jogada perigosa do Benfica, mas Rafa cruza a bola final com demasiada força.
5' - Benfica mais forte, a tentar chegar ao golo cedo.
1' - João Mário a testar a baliza do Farense logo a abrir!
Começa a partida!
Benfica vai tentar recuperar a sua melhor forma frente ao Farense.
Jurásek e Bernat continuam de fora (nem sequer estão no banco), tal como aconteceu em Moreira de Cónegos, pelo que Morato continuará a ser o lateral-esquerdo do Benfica
Suplentes do Farense: Luiz Felipe, Francisco Delgado, Igor Rossi, Artur Jorge, Caseres, Eles Baldé, Rafael Barbosa, Rui Costa e Seruca
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Arthur Cabral, Gonçalo Guedes, Chiquinho, Musa, João Victor, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Florentino
Farense: Ricardo Velho, Pastor, Gonçalo Silva, Muscat e Talocha; Cláudio Falcão e Vítor Gonçalves; Belloumi, Matheus Oliveira e Marco Matias; Bruno Duarte
Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves e Kokcu; Di María, Rafa e João Mário; Tengstedt.
Já são conhecidos os onzes. A grande novidade no Benfica é a entrada de Kokçu para o lugar de Florentino
Boa tarde! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe o Benfica ao Farense, num jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Portugal. A partida começa às 18 horas no Estádio da Luz.
O Benfica espera voltar às vitórias no Estádio da Luz, depois de ter empatado fora, na última jornada, contra o Moreirense. As águias têm tido um início de época algo conturbado e aquém das expectativas, com exibições que não convencem o mais ávido adepto, mas Roger Schmidt mantém-se confiante em relação aos seus jogadores e ao que falta jogar da época.
Por outro lado, o Farense subiu apenas este verão ao escalão mais alto do futebol profissional português, e tem-se revelado uma equipa com excelentes argumentos. A equipa algarvia ocupa confortavelmente o oitavo lugar da tabela com 16 pontos (mais seis que o Chaves, em posição de relegação), e espera dar continuidade ao bom percurso que tem vindo a percorrer.
Confira todos os detalhes em relação à partida, antes de esta começar, na antevisão abaixo:
Águias pretendem dar uma firme resposta às critícas e regressar ao topo da tabela, ainda que à condição mas, para isso, terá de levar a melhor sobre a formação algarvia, que já se revelou um osso duro de roer contra os 'grandes'