Benfica quase fez cair o gigante Barcelona
Águias empatam 4-4; catalãs impedem a derrota no último lance da partida
Terminou o encontro
Que jogo extraordinário. O Benfica empatou (4-4), esta noite, com o Barcelona na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões! As águias estiveram a perder por 0-2, conseguiram repor a igualdade e, aos 83 minutos levaram o Benfica Campus à completa loucura quando chegaram ao 4-3. Lucy Bronze, no último lance do jogo, impediu a primeira derrota catalã na temporada.
Ao 23.º jogo oficial, a formação blaugrana saiu de um encontro sem o sabor da vitória. Uma palavra para a exibição transcendental das águias, que confirmam a evolução europeia nestes últimos anos. A história esteve muito perto de acontecer. Este foi um excelente ensaio para as encarnadas para os quartos de final, que se realizam em março.
90+7- Acabou a partida.
90+6- Golo do Barcelona (4-4). Marca Lucy Bronze. A internacional inglesa marca na sequência de um canto e impede a primeira derrota do Barcelona na temporada.
90+5- Lena Pauels volta a fazer um milagre e defende a bola para canto.
90+3- Lena Pauels volta a aparecer nos momentos de nervo do Benfica. Dupla intervenção a impedir o empate do Barcelona. As catalãs metem a carne toda no assador, mas os adeptos benfiquistas apoiam a equipa. Falta pouco para confirmar a vitória histórica encarnada.
90'- Vamos ter mais seis minutos de compensação.
90'- Última troca no Benfica. Sai Christy Ucheibe e entra Matilde Silva
86'- Dupla substituição no Barcelona: saem Marta Torrejón e Ona Batlle e entram Martina Fernandez e Ariana Arias.
85'- Christy Ucheibe pede a substituição. A central encarnada colocou o pé mal no chão e vai sair. É o momento mais triste nesta noite, pois a jogadora está em lágrimas. Pode ser uma lesão grave.
81'- Golo do Benfica (4-3). Autogolo de Lucy Bronze. A reviravolta está consumada no marcador. A crença encarnada deu frutos, embora com ajuda alheia. Na sequência de um canto, Lucy Bronze teve um momento de azar para as catalãs. Benfica Campus está a rebentar pelas costuras.
79'- Cartão amarelo para Ona Batlle (Barcelona)
75'- Mais duas trocas no Benfica. Saem Nycole Raysla e Andreia Faria e entram Lara Martins Paige Almendariz.
71'- Golo do Benfica (3-3). Marca Jéssica Silva. Mais uma grande transição ofensiva encarnada. Nycole serviu de bandeja para a finalização de Jéssica Silva, que rematou colocado junto ao poste direito. Que jogo de futebol fantástico. O Barcelona tinha apenas um golo sofrido até este jogo.
70'- Cartão amarelo para Christy Ucheibe (Benfica).
68'- Substituições no Barcelona: Saem Aitana Bonmatí, Patri e Salma Paralluelo e entram para os respetivos lugares Vicky López, Clàudia Pina e Esmee Brugts.
67'- Barcelona ameaçou o quarto golo. Aitana Bonmatí tentou fazer o gosto ao pé, mas as intenções esbarraram na pernas de Lena Pauels.
65'- Filipa Patão faz as primeiras trocas no Benfica. Saem Ana Seiça e Andrea Falcón e entram Carole Costa e Catarina Amado.
63'- Benfica à beira do 3-3. Anna Gasper está de pé quente e obriga Gemma Font a defesa da noite. Que grande momento de futebol.
55'- Benfica volta a introduzir a bola no fundo das redes, mas Nycole estava em posição irregular.
54'- Golo do Barcelona (2-3). Marca Caroline Hansen. A avançada da formação catalã responde ao bis de Marie Alidou. O golo blaugrana surgiu, novamente, através de um cruzamento. Desta vez, Lena Pauels não fica bem na fotografia, pois fica a meio caminho, facilitando a emenda certeira do oponente.
52'- Salma Paralluelo, com um potente remate, obriga Lena Pauels a mais uma grande defesa.
48'- Marie Alidou está com a corda toda. O potente disparo sai muito perto da barra!
46'- Benfica carrega sobre o Barcelona. Entrada muito enérgica das comandadas de Filipa Patão.
Começa a 2.ª parte
Benfica dá o pontapé de saída
Tempo de intervalo no Benfica Campus
Não é ao acaso que este Benfica está nos quartos de final da Liga dos Campeões feminina. Mesmo com uma esperança muito ténue de pontuar frente ao colosso Barcelona, as águias não se encolhem e, depois de estar a perder 2-0 -golos de Caroline Hansen e Patri-, vão para os balneários com um empate a dois golos no marcador. Parece que os golos sofridos libertaram a equipa de Filipa Patão do peso emocional da partida. Marie Alidou assinou um bis, mas nota de destaque para Jéssica Silva, que tem estado em plano de evidência no ataque com pormenores técnicos de craque. Os adeptos benfiquistas têm estado com a equipa e isso tem feito a diferença. Séra que vai haver surpresa? Aguarda-nos a 2.ª parte!
45'- A árbitra apita para o intervalo
44'- Golo do Benfica (2-2). Marie Alidou bisa na partida. Elas tinham avisado que isto não seria um passeio para o Barcelona. Em transição, Jéssica Silva conduziu a bola, libertou para Andrea Falcón, que assistiu para o segundo golo da conta pessoal da avançada canadiana.
41'- Cartão amarelo para Ana Seiça (Benfica), por falta sobre Maryona Caldentey.
38'- Benfica coloca o Barcelona em sentido. Em posição frontal, Andreia Faria remata por cima. Esteve muito perto de acontecer o empate. As águias estão muito concentradas defensivamente e com as linhas juntas.
35'- A equipa do Barcelona aborda agora a partida numa toada de maior contenção. O golo sofrido parece ter colocado alguma desconfiança nas jogadoras blaugranas, que são surpreendidas pela forte pressão das comandadas de Filipa Patão na área contrária.
29'- Lucy Bronze, filha de pai português, atira à barra. Cruzamento venenoso da internacional inglesa
26'- Golo do Benfica (1-2). Marca Marie Alidou. Quando nada fazia prever, Marie Alidou faz explodir o Benfica Campus. A avançada canadiana, depois de um grande passe de Jéssica Silva, não perdoou no cara a cara com Gemma Font. As águias reduzem distâncias no marcador e voltam a reentrar no jogo.
20'- Golo do Barcelona (0-2). Marca Patri. Jogada tirada a papel químico: Aitana Bonmatí, eleita a melhor jogadora do Mundo e o cérebro desta orquestra catalã, descobriu na direita Caroline Hansen, que fez, posteriormente, um cruzamento rasteiro para a finalização simples de Patri.
18'- Golo do Barcelona (0-1). Marca Caroline Hansen. Durou 18 minutos a resistência encarnada. Nota para o cruzamento perfeito de Lucy Bronze para a cabeçada certeira da avançada norueguesa. Foi o 106.º golo das catalãs na temporada. Uma máquina de futebol ofensivo. Apesar do golo sofrido, os adeptos benfiquistas aplaudem a equipa.
15'- Nota para a chegada de Rui Costa, presidente das águias, ao Benfica Campus.
14'- Defesa fantástica de Lena Pauels a impedir o golo de Caroline Hansen.
8'- Sai o primeiro remate na partida e é para o Benfica. A médio Anna Gasper ganhou metros com a bola e tentou o remate fora da área. Este saiu muito por cima, mas valeu a iniciativa da jogadora germânica.
7'-Barcelona domina a posse de bola, mas é o Benfica quem surge mais perigoso através do contragolpe.
1'- Rola a bola no Benfica Campus
Começa a partida no Seixal
As duas equipas usam os equipamentos tradicionais. O Barcelona dá o pontapé de saída
As equipas entram no excelente relvado do Benfica Campus. Toca o hino da Liga dos Campeões feminina
As três equipas já estão perfiladas no túnel
As duas equipas já estão na fase de aquecimento. Nota para as bancadas do Benfica Campus, no Seixal, muito bem compostas. Os adeptos benfiquistas responderam em força ao apelo da equipa feminina.
Barcelona (Suplentes): Cata Coll; Clàudia Pina, Bruna Vilamala, Vicky López, Giulia Dragoni, Esmee Brugts, Ari, Lucía Corrales e Martina
Barcelona (titulares): Gemma Font; Lucy Bronze, Marta Torrejón, Ingrid Engen e Ona Batlle; Aitana Bonmatí, Keira Walsh e Patri; Salma Paralluelo, Mariona Caldentey e Caroline Hansen
Benfica (suplentes): Carolina Vilão, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Marta Cintra, Carole Costa, Catarina Amado, Lara Martins, Amélia Silva, Daniela Silva, Beatriz Nogueira, Matilde Silva
Benfica (titulares): Lena Pauels; Laís Araújo; Ana Seiça e Christy Ucheibe; Lúcia Alves, Anna Gasper, Andreia Faria (C) e Andrea Falcón; Marie Alidou, Nycole Raysla e Jéssica Silva
Árbitra: Emanuela Rusta (Albânia); auxiliares: Edjena Kapxhiu e Pavleta Rashkova
Já há equipas oficiais:
Já Jonatan Giráldez, técnico do Barcelona, não pode contar com Jana Fernández, Mapi Léon, Fridolina Rolfo, Alexia Putellas, Sandra Cloths e Irene Paredes, todas lesionadas.
Para o encontro de hoje, Filipa Patão, treinadora do Benfica, está privada de duas jogadores: Kika Nazareth (por lesão) e Andreia Norton (por lesão). Em contrapartida, a polivalente Lúcia Alves está de regresso após cumprido um jogo de castigo.
Este será o quarto embate entre os dois conjuntos e o saldo é altamente desfavorável para as lisboetas. O Benfica regista apenas dois tiros certeiros e sofreu 20 golos. No último confronto, a 14 de novembro passado, o Barcelona goleou, em casa, por 5-0.
No que diz respeito ao passado recente das duas equipas, a formação encarnada descansou no fim de semana passado e adiou o seu jogo para o campeonato frente ao Torreense para 7 de fevereiro. Por sua vez, o Barcelona continua a caminha invicta na Liga, após golear o Bétis, fora de casa, por claro 6-0.
Com as posições no grupo já definidas, o jogo será apenas para cumprir calendário. No entanto, o coletivo benfiquista quer confirmar a evolução europeia ante de um colosso europeu e mundial.
As duas equipas chegam a esta ronda já com o apuramento para os quartos de final garantido. O Benfica, 2.º classificado com oito pontos, alcançou o feito inédito, na jornada anterior, após uma ajuda blaugrana, que derrotou o E. Frankfurt por 2-0, permitindo, assim, que o empate (2-2) encarnado ante do Rosengard, na Suécia, fosse o suficiente para a passagem para a próxima fase da prova milionária. Refira-se que o Barcelona (15), atual campeão europeu, regista um aproveitamento 100% vitorioso até ao momento: cinco vitórias em cinco jogos.
Boa noite! Benfica e Barcelona medem forças esta quarta-feira, a partir das 20 horas, no Seixal, num encontro relativo à 6.ª e última jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este emocionante duelo entre águias e culés. Está convocado e vai ser titular!