Benfica: nova época em marcha
Di María acaba contrato e admite ficar mais um ano na Luz, Kokçu será o novo patrão da equipa, Rafa diz adeus ao Benfica. Foto: Miguel Nunes

Benfica: nova época em marcha

NACIONAL08.05.202407:30

Apesar da incerteza sobre o treinador, encarnados já estão em campo para melhorar o plantel da próxima temporada; Kokçu vai ocupar o lugar que Rafa deixa vazio e Di María (se sair) já tem substituto; Andreas Schjelderup está de volta

Ainda sob a incerteza da continuidade de Roger Schmidt, apesar de neste momento o mais provável seja o treinador ficar na Luz, a estrutura do futebol profissional dos encarnados já trabalha há largo tempo para a nova temporada, com a colaboração do treinador. As fragilidades do plantel e os alvos para reforçá-lo estão identificados, já há contactos em marcha e o plantel, claro, sofrerá alterações. Serão contratados, pelo menos, dois laterais, para a esquerda e direita, mas haverá mais novidades. A primeira nova cara da equipa já é conhecida — Leandro Barreiro, 24 anos, médio que acaba contrato com o Mainz e chega à Luz com o aval do treinador alemão.

Rui Costa terá, muito em breve, de decidir sobre o futuro de Roger Schmidt. O fim da época aproxima-se e outras decisões importantes têm de ser tomadas. É impossível não concluir que a indefinição sobre o treinador condiciona a construção do novo plantel. E, nesse sentido, a velocidade de alguns processos em andamento diminuiu. O principal trabalho, de qualquer forma, já tem lastro e o futuro da próxima época começou a ser salvaguardado na atual.

É claro, para a estrutura do futebol profissional, que será necessário contratar dois laterais — um concorrente para Bah, na direita, e outro com capacidade para ser dono da esquerda. O Benfica tem até 31 de maio para exercer a cláusula de compra de Álvaro Carreras, por €6 milhões, essa continua a ser a ideia, mas o internacional sub-21 espanhol ainda não foi formalmente informado da decisão.

Leandro Barreiro, internacional luxemburguês, é um box to box, com muita intensidade, ideal para formar a dupla de médios à frente da defesa. Tem características semelhantes às de João Neves, embora a SAD pretenda manter o português de 19 anos pelo menos mais uma temporada.

A saída de Rafa é um dado adquirido na Luz, mas não obrigará à contratação de substituto. Roger Schmidt tem utilizado o internacional turco no apoio ao avançado — se o treinador continuar vai apostar no internacional turco numa posição mais avançada no terreno e mais adequada às maiores qualidades do reforço que custou €25 milhões. Essa situação até poderá obrigar o treinador alemão a mudar o sistema, ou pelo menos as dinâmicas da equipa, que ganhará alguém muito forte no último passe e no remate, mas perderá velocidade no ataque.

Rollheiser foi contratado para substituir Di María, a chegada à Luz estava prevista para o verão, mas foi precipitada pela saída de Gonçalo Guedes. Já está mais adaptado à nova realidade e preparado para dar resposta como extremo. Mas o argentino de 24 anos também é considerado para o papel que tem sido desempenhado por Rafa. O mesmo acontece com Gianluca Prestianni, opção para a ala e para apoio ao avançado.

Com Andreas Schjelderup de volta — fará a pré-temporada — uma das maiores incógnitas é Di María. A partida do campeão do mundo era esperada, mas as ameaças à família dele fizeram-no repensar e está disponível para continuar mais uma ano.

Muitas mudanças no plantel estão dependentes de saídas — João Neves, António Silva, Morato, Kokçu, David Neres ou Arthur Cabral têm mercado e algumas ofertas, seguramente, chegarão à Luz. Tengstedt não tem a segurança de continuar e poderá abrir a porta a um avançado.