Benfica negoceia promessa da baliza da Lituânia
Arnas Voitinovicius tem apenas 17 anos e já esteve à experiência no Seixal
O Benfica está em campo para contratar uma promessa das balizas da Lituânia. Chama-se Arnas Voitinovicius, tem apenas 17 anos mas já é internacional pelos sub-19 e foi utilizado por quatro ocasiões na equipa princial do seu clube, o FK Riteriai, da Lyga, o principal escalão daquele país do Báltico.
O jovem guarda-redes esteve à experiência no Seixal e causou boas impressões nos responsáveis da formação dos encarnados. Inicialmente era para ter permanecido apenas uma semana em setembro, mas a estadia prolongou-se por um mês, sinal de que o potencial foi maior do que o esperado.
Benfica e FK Riteriai têm desenvolvido contactos nos últimos dois meses, embora ainda sem um acordo definido quanto à compensação. Os lituanos desejam receber já uma verba pela transferência, mas as águias não estão recetivas a pagar no imediato, preferindo compensar o clube no futuro.
Se entretanto surgir o consenso, é provável que Arnas Voitinovicius chegue ao Seixal em janeiro para iniciar o seu percurso nos juniores, prosseguindo as etapas seguintes mediante a sua resposta e evolução. O campeonato da Lituânia já terminou e o FK Riteriai ficou em último, tendo descido de divisão.
«Tenho de rezar e suar»
O jovem guardião, que fará 18 anos a 16 de agosto, contou recentemente, aos canais do FK Riteriai, a sua experiência no Benfica. «Tive de me treinar com os sub-19 e sub-23 durante a primeira semana, mas os treinadores gostaram do meu nível de jogo, pelo que também fui testado na equipa B no último dia antes de regressar. Adaptei-me muito rápido e quiseram ver-me em ação por um período maior do que o inicialmente previsto», afirmou.
Na primeira semana da estadia esteve acompanhado pelo treinador de guarda-redes do FK Riteriai, Mindaugas Malinauskas, tendo ambos visitado vários locais icónicos da cidade e passando, obviamente, pelo Estádio da Luz. «Ficaria muito feliz [se assinasse pelo Benfica], mas sei que ainda tenho muito caminho para percorrer. Por isso tenho de rezar muito e suar bastante a minha camisola para alcançar um objetivo desses.»